Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha é uma organização humanitária internacional que visa a proteção da vida e da saúde de vítimas de guerra, desastres naturais e de outras situações de violência.
A Cruz Vermelha uma organização humanitária internacional, sem vínculo com nenhum Estado, que reúne milhares de voluntários ao redor do mundo.
Seu objetivo é, para além da proteção da vida e da saúde, prevenir e aliviar o sofrimento das vítimas de guerra e de outras situações de violência.
A Cruz Vermelha atende pessoas sem distinção de raça, nacionalidade, classe social, sexo, religião ou posicionamento político.
É considerada a guardiã do Direito Internacional Humanitário e fundadora do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Sendo assim, o centro da missão humanitária da Cruz Vermelha é o atendimento a vítimas de conflitos espalhados pelo mundo.
Fundação da Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha foi fundada pelo suíço Jean Henri Dunant, em 1863, com o nome de Comitê Internacional para Ajuda aos Militares Feridos. Somente em 1876 o nome foi alterado para Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Em 1864, foi realizada a Convenção de Genebra que apontou melhorias para o atendimento aos feridos de guerra.
A Convenção de Haia, em 1889, foi um dos primeiros tratados internacionais que abordou questões referentes às leis e crimes de guerra.
A Cruz Vermelha atua em prol de detidos civis residentes em países que infringem os direitos humanos ou em situação de guerra.
Ela atua nas seguintes áreas:
- Suprimento e distribuição de alimentos para as vítimas de guerras;
- Melhoria nas condições de detenção;
- Assistência médica às vítimas de guerra e desastres naturais;
- Melhoria no saneamento, principalmente dos acampamentos de refugiados ou prisioneiros.
Na busca por desempenhar suas atividades humanitárias livremente, a Cruz Vermelha não se envolve em questões políticas ou militares, baseando-se na neutralidade.
Cruz Vermelha Brasileira
Criada pelo Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, a Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 1908, tendo como primeiro Presidente Sanitarista, Oswaldo Cruz.
A entidade foi reconhecida oficialmente em âmbito nacional e internacional nos anos de 1910 e 1912, mas foi durante a Primeira Guerra Mundial que ela teve seu primeiro grande impulso.
Um grupo de senhoras cariocas criaram o comitê “Damas da Cruz Vermelha Brasileira”, que originou a Seção Feminina responsável pela formação do voluntariado de enfermeiras.
Em 1916, foi criada a Escola Prática de Enfermagem e após a entrada do Brasil na Primeira Guerra, os cursos de enfermagem expandiram-se, viabilizando a criação de filiais municipais e estaduais.
Tornou-se uma instituição modelo, fornecendo assistência humanitária às vítimas de desastres naturais, catástrofes, conflitos e violência armada.
É reconhecida pelo governo brasileiro como a única sociedade autorizada a desempenhar suas atividades em território nacional. Ela se situa em 21 estados brasileiros e conta com 15 mil voluntários.
Os princípios fundamentais da Cruz Vermelha, são:
- Humanidade
- Imparcialidade
- Independência
- Neutralidade
- Unidade
- Universalidade
- Voluntariado
Sede da Cruz Vermelha
A sede da Cruz Vermelha se localiza em Genebra, Suíça. Já a sede da Cruz Vermelha Brasileira se situa na cidade do Rio de Janeiro.
Veja também:
- Brasil na Primeira Guerra Mundial
- Resumo da Primeira Guerra Mundial
- Causas da Primeira Guerra Mundial
- Segunda Guerra Mundial
- Consequências da Segunda Guerra Mundial
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.