Resumo da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é considerada um dos principais episódios do século XX. Carrega o título de "A Grande Guerra" por ter envolvido diversos países e matado milhares de pessoas.

0

A Primeira Guerra Mundial, considerada um marco para o século XX, teve como principal cenário o continente europeu.

Durou 4 anos, tendo três momentos: a Guerra de MovimentoGuerra de Trincheira – que foi a mais longa (1915 – 1918) e consequentemente a mais conhecida, por ter registrado o maior número de mortos – e a Guerra de Movimento ou Fase Final. Foi uma Guerra com proporções catastróficas.

Resumo da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial era chamada de A Grande Guerra, pois foi um conflito em escala global. Envolveu por volta de 20 países. Entre eles, a Alemanha que começou a se destacar e concorrer com as grandes nações (Inglaterra e França), que começavam a perder força.

Após a derrota francesa na guerra Greco-Prussiana, em 1871, a França teve que ceder a Alsácia-Lorena – região rica em carvão e minério – ao Império Alemão. Isso causou revolta ao país francês, que almejava a reconquista da área.

Dois blocos se enfrentaram:

  • Tríplice Aliança: Foi um acordo econômico, político e militar entre a Alemanha, Itália (mais tarde integrou a Tríplice Entente) e Áustria. Criada em 1882 com o objetivo de criar uma rede de proteção – entre os países pertencentes – em caso de guerra.
  • Tríplice Entente: Formada pela Inglaterra, França e Rússia, surge em 1907, com o intuito de contestar a Tríplice Aliança.

Ambas dividiam o continente europeu em dois blocos. Mesmo tendo fins diplomáticos, esse movimento foi o precursor da Primeira Guerra Mundial, que deixou cerca de 10 milhões de soldados mortos e 21 milhões de feridos, além de cerca de 13 milhões de civis perderem a vida.

Causas da Primeira Guerra Mundial

  • Disputas coloniais;
  • Corrida armamentista;
  • Política de Alianças;
  • Disputas por mercado consumidores;
  • Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (estopim).

A Guerra

  • Guerra de Movimento: Ocorreu em 1914, nos primeiros meses de guerra. Tinha como estratégia uma intensa movimentação de tropas. Ficou conhecida por promover vários ataques rápidos.
  • Guerra de Trincheiras: Ocorreu de 1915 a 1917 – o período mais longo do conflito. A trincheiras são enormes corredores de valas cavadas no solo. A intenção era tentar avançar ou manter a posição, sendo utilizadas tanto para a tática para ofensiva quanto para a defesa. Nesse momento começou a ser usado tanques, metralhadoras, bombardeamentos.
  • Guerra de Movimento ou Fase Final: A última fase da guerra ocorreu em 1918 e se caracterizou pela utilização da aviação e artilharia pesada. Foi um “recomeço” da Guerra de Movimento (1914). Os países da Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) se destacaram nos conflitos, momento em que seus “rivais” se rendem à guerra.

Consequências da Primeira Guerra Mundial

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.