Cuidado! Bebida muito comum envelhece suas células, alertam cientistas
Dados foram divulgados em levantamento feito pela Universidade de Nagoya, no Japão.
Beber entre amigos é um hábito comum para muitas pessoas pelo mundo, especialmente nos finais de semana. E é aquele momento de relaxamento e descontração, no qual é possível esquecer os problemas do dia a dia por alguns instantes.
No entanto, determinadas bebidas podem acelerar o envelhecimento das células humanas e reduzir a expectativa de vida das pessoas, segundo pesquisa feita por cientistas da Universidade de Nagoya, no Japão.
O levantamento considera todos os tipos de bebida alcoólica, inclusive a ‘cervejinha’ do final de semana entre amigos, substâncias que aceleram o envelhecimento das células.
Dessa maneira, quem bebe com mais frequência, encara problemas maiores no futuro, até porque muitos não imaginam que, um dia, vão envelhecer.
O que o álcool pode causar no corpo humano?
O resultado da pesquisa não chega a ser novidade em relação aos danos da bebida alcoólica para o ser humano. Porém, o estudo japonês aponta outras evidências desses malefícios.
A pesquisa teve como foco principal a substância aldeído, que se forma quando o álcool entra em contato com o fígado após o consumo.
Ainda de acordo com os pesquisadores japoneses, o aldeído é capaz de danificar o DNA humano e as proteínas consideradas essenciais para o nosso organismo.
Os efeitos produzidos pelos aldeídos, muitas vezes, são imperceptíveis a curto prazo, mas se tornam intensos depois de um longo período, principalmente quando se atinge uma idade mais avançada.
A pesquisa ainda aponta que os aldeídos inibem a produção da ALDH2, uma enzima vital para o processo de regeneração celular e para a eliminação dos aldeídos. Sem ela, o corpo tem mais dificuldades em expelir essa substância tóxica.
Como saber se o álcool está fazendo mal ao corpo?
Os impactos negativos da bebida alcoólica começa a aparecer através de alguns sinais, como a dificuldade para dormir bem, aumento de peso, perda de massa muscular, desidratação e alteração do sistema nervoso central, hipoglicemia e outros.
Ingerir bebidas alcoólicas pode gerar muitos problemas ao organismo, e os cientistas fazem o alerta disso também devido ao prejuízo causado nas células.
Comentários estão fechados.