Cuidado! Novo golpe utilizando Auxílio Brasil; entenda

Criminosos estão utilizando um aplicativo falso com o nome do programa para atrair pessoas que estão procurando informações acerca dos benefícios.

Ao que tudo indica, há um novo tipo de golpe envolvendo benefícios sociais do governo federal. Criminosos estão utilizando um aplicativo falso com o nome do Auxílio Brasil. Em suma, eles utilizam páginas na internet com dados do programa. O intuito é atrair pessoas que estão procurando informações acerca dos benefícios.

Leia mais: Novo golpe aplicado em segurados do INSS: entenda o golpe da prova de vida

Além disso, os criminosos também conseguiram incluir na Play Store oito aplicativos falsos com o nome do Auxílio Brasil, criados com o objetivo de roubar dados dos usuários do benefício.

É válido destacar que essa movimentação não é nova no território nacional, visto que anteriormente a mesma “tática” foi utilizada para roubar dados do Auxílio Emergencial. De acordo com a pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, Erica Brito Bakonyi, “precisa haver uma campanha do governo para auxiliar as pessoas e mostrar os riscos de fraudes. Senão, os vazamentos de dados e os golpes vão continuar”.

Além disso, segundo Alessandro Magalhães, gerente de Cyber Security da Mazars, “as pessoas precisam ter uma análise crítica das permissões que os apps exigem para liberar funções, como acesso a álbum de fotos pessoais, redes sociais, contatos. São situações em que a pessoa precisa parar para analisar”.

Por fim, conforme aponta a Caixa Econômica Federal, o beneficiário que já recebe o auxílio não precisa baixar nenhum tipo de aplicativo, visto que o pagamento é feito utilizando o mesmo sistema do Bolsa Família. No entanto, se for preciso consultar pelo aplicativo em outros casos, o link correto está aqui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More