Quanto ganha um Cuidador de Idosos? Salário e Atribuições

O profissional se torna cada vez mais importante em uma sociedade com o número crescente de idosos.

0

Manter a saúde e bem estar é importante em qualquer fase da vida. Entretanto, manter ambos durante a fase de envelhecimento é um tarefa que deve ser leva a sério. Ainda mais quando vivemos em uma sociedade em que o número de idosos só cresce ao longo dos anos.

Sendo assim, é preciso se cuidar para que a população idosa brasileira tenha boas condições de vida, seja física e psicológica. E é exatamente essa a função do cuidador de idosos.

Perfil

A profissão ainda não é regulamentada no Brasil. Entretanto, por exigência do próprio mercado os profissionais estão buscando cursos profissionalizantes para poder atuar na área. Isso porque os cuidadores precisam estar aptos a realizarem diversas atividades como:

  • utilizar aparelhos médicos;
  • manejar alimentos e materiais;
  • manejar medicações;
  • realizar higiene de forma correta;

Além disso, é preciso gostar de que faz, e ter muita paciência e equilíbrio psicológico. Justamente por isso é indicado que os profissionais busquem se especializar, para praticar determinadas atribuições.

Os cuidadores de idosos podem trabalhar em clínicas, hospitais, em casas de repouso, empresas especializadas, e vários outros. Como dito anteriormente, nossa sociedade está envelhecendo rápido, portanto, este é um mercado em expansão.

Concursos Públicos

Para aqueles que queiram seguir para a área pública, existem algumas oportunidades para atuação em hospitais, fundações e casas de amparo a idosos. Entretanto, para isso é preciso realizar concurso público para as vagas.

Quanto ganha um cuidador de idosos?

Infelizmente a profissão ainda não foi regulamentada. Na verdade, ainda é considerada como apenas uma função, e não profissão. Sendo assim, sua remuneração também não está prevista por nenhuma lei.

De qualquer modo, o salário médio de um cuidador de idosos é de R$ 1.552,00. A informação é do site love mondays, e podem variar de acordo com a cidade e área.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.