Cultura de massa

Cultura de massa é um termo usado por Adorno e Horkheimer ao se referir aos bens culturais produzidos em série e com o intuito de consumo e lucro.

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O que é cultura de massa? Cultura de massa é um termo empregado para se referir aos produtos criados para as grandes massas. Esse tipo de cultura possui como principal objetivo o consumo de bens, que objetiva alcançar grande parte da população.

Em síntese, a cultura de massa é o processo de mercantilização da cultura. Tecnicamente falando, indústria cultural e cultura de massa representariam a mesma coisa para a história.

O que isso quer dizer? Cultura de massa, ou indústria cultural, seria tudo aquilo que é produzido com o intuito de atingir a massa popular, sendo disseminado pelos veículos de comunicação de massa.

Cultura erudita, popular e de massa

Entre os meios de comunicação de massa estão a televisão, o cinema e o rádio, que tiveram destaque ao homogeneizar os padrões de cultura. Antes, esses padrões eram divididos em cultura erudita e cultura popular.

A cultura erudita seria aquela atribuída às classes pensantes e a uma porção minoritária da sociedade, detentora do conhecimento, com as músicas clássicas e leituras, por exemplo. Já a cultura popular significaria a que segue uma tradição, perpassando de geração em geração, e sendo pertencente às classes populares.

Ao passo que há o advento do capitalismo e tudo passa a ser produzido em série, com o objetivo do lucro e do capital, tudo passa a ser cultura de massa, todos os produtos culturais agrupados nas relações comerciais.

Origem da cultura de massa

Theodor Adorno e Max Horkheimer
Theodor Adorno e Max Horkheimer.

O termo cultura de massa teve origem no século XIX, referindo-se inicialmente à educação e a cultura das classes mais baixas.

No entanto, com o desenvolvimento tecnológico e as mudanças nas formas de produção e consumo de cultura, bem como o nascimento e disseminação dos meios de comunicação de massa, passaram a ser usados termos como cultura de massa e indústria cultural.

Após a Segunda Guerra Mundial, as nomenclaturas ganharam força na academia. Na Escola de Frankfurt, os críticos alemães, Theodor Adorno e Max Horkheimer, realizaram estudos que versaram sobre essa produção cultural destinada às massas.

Características da cultura de massa

A cultura de massa possui características que permitem distingui-la. Entre elas, estão:

  • ampliação do acesso aos bens culturais;
  • homogeneização da população (vestuários, gostos e formas de ser);
  • o consumo e o lucro como objetivos centrais;
  • a produção se dá em larga escala;
  • os meios de comunicação de massa são parte responsável pela padronização cultural;
  • as produções visam dar prazer, diversão e lazer, promovendo uma certa alienação dos indivíduos;
  • expansão das tecnologias de informação, comunicação e de transporte.

A Obra de Arte da Era da Reprodutibilidade Técnica

A máquina de copiar é um dos produtos pertencentes à cultura de massas, onde tudo é passível de reprodução e repetição. O livro A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica, de Walter Benjamin, levanta a discussão acerca dessa nova concepção de arte.

Para o autor, com a reprodução se perde a autenticidade, a unicidade e o valor do culto às obras. Confira o trecho:

O que faz com que uma coisa seja autêntica é tudo o que ela contém de originariamente transmissível, desde sua duração material até seu poder de testemunho histórico. Como esse testemunho repousa sobre essa duração, no caso da reprodução, em que o primeiro elemento escapa aos homens, o segundo — o testemunho histórico da coisa — encontra-se igualmente abalado. Não em dose maior, por certo, mas o que é assim abalado é a própria autoria da coisa”.

Porém, em uma perspectiva diferente e menos crítica que os teóricos Adorno e Horkheimer, Benjamin acreditava que a cultura de massa possibilitava um acesso maior aos bens culturais por parte das classes menos privilegiadas.

Leia também: Cultura material e imaterial

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