Três formas de danificar os ouvidos usando o cotonete de forma errada
Preserve seu canal auditivo e limpe-o corretamente, quando necessário.
O uso de cotonetes tornou-se uma prática de higiene que muitas pessoas têm, seja após o banho ou quando seus ouvidos estão coçando. Embora quase todas as famílias usem esses bastões flexíveis para limpar o canal auditivo, eles podem causar danos à saúde se não forem usados corretamente. Por isso, confira agora três formas de danificar os ouvidos usando o cotonete de forma errada.
Leia mais: Veja a melhor maneira de limpar os ouvidos
3 problemas comuns causados pelo mal uso do cotonete
- Cera tampando o canal
Uma grande questão com o uso de cotonetes é a formação de ceras tampando o canal. O cerúmen acaba não sendo removido no final, mas é empurrado para dentro do ouvido, criando um acúmulo ou até mesmo um bloqueio. Os tampões de cera podem causar a sensação de eco e até mesmo uma deficiência auditiva.
- Coceiras
O objetivo da cera de ouvido é que ela funcione como uma camada protetora no ouvido, logo, a remoção dela pode gerar um grande ressecamento da pele e, assim, surgir uma coceira.
- Infecções
O uso contínuo de cotonetes flexíveis pode levar a infecções e inflamações, como a otite, devido à formação de tampão de cera ou limpeza excessiva do ouvido, bastante comum. Quando há a remoção da cera o canal auditivo fica desprotegido, pois ela age como uma barreira protetora aos agentes externos.
A limpeza ideal para os ouvido
- Toalha ou algodão
O método mais recomendado é retirar o acúmulo de cera com um algodão ou toalha, com o auxílio dos dedos. Além disso, é importante lembrar que essa limpeza só pode ser feita na parte externa da orelha
- Limpeza com um profissional
Um especialista (otorrinolaringologista) realiza a limpeza ideal do canal auditivo em um consultório. As lavagens de ouvido realizadas por esses profissionais são projetadas para remover apenas o excesso de cera, geralmente ocasionado por tampões ou produção excessiva.
- Soluções de limpeza
Há algumas soluções específicas para a limpeza dos ouvidos que são adequadas e se consegue em mercado e farmácia. Você não precisa de receita médica para comprá-los, mas deve lembrar que são medicamentos que devem ser usados com cuidado.
- A limpeza cotidiana é desnecessária!
Na verdade, o ideal é que as orelhas não sejam limpas. Ao contrário do que acreditam, a cera não é uma sujeira, mas um mecanismo que o corpo usa para desinfetar todo o ouvido. É justamente pela cera ser oleosa que vai reter a sujeira e agir como uma barreira de entrada.
Comentários estão fechados.