História do dia dos pais nos Estados Unidos, Brasil e outros países

Conheça a história por trás de uma das datas mais prestigiadas do mundo, o dia dos pais. Saiba a origem da comemoração nos Estados Unidos, Brasil e outros países.

0

O dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas do mundo, principalmente no Brasil. Porém, poucos conhecem a história por trás da data comemorativa.

Em nosso país, a data já foi comemorada no dia 16 de agosto, mas hoje, comemora-se no segundo domingo do mesmo mês. Já em outros países, como os Estados Unidos, a data é marcada no terceiro domingo de junho. Portugal e Espanha, dia 19 de março e na Rússia 23 de fevereiro.

Essas diferenças são estabelecidas pela origem da comemoração em cada país. Conheça agora a história do dia dos pais em alguns países.

História do dia dos pais nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos da América, a data foi comemorada pela primeira vez do dia 19 de junho de 1910. Esse dia foi escolhido por Sonora Louis Dodd, em homenagem ao seu pai Willian Jackson Smart.

Smart era um veterano da Guerra Civil Americana e precisou criar os filhos sozinhos após a morte de sua esposa. Sonora iniciou a homenagem no ano de 1909, em Spokane (sua cidade natal), Washington. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do seu pai.

O gesto da moça logo foi acolhido por outras pessoas, tanto que a prática se espalhou por todo o país.

No ano de 1966, a data foi alterada e passou a ser no terceiro domingo de junho. Em 1973, o presidente Richard Nixon declarou oficialmente o terceiro domingo de junho como o dia dos pais.

História do dia dos pais no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A comemoração foi pensada pelo publicitário Sylvio Bhering, enquanto ainda era diretor do O Globo e da rádio de mesmo nome.

Seu objetivo era social, mas, principalmente, comercial. Sua ideia foi associar a data com o dia de São Joaquim, pai de Maria (mãe de Jesus), que de acordo com o calendário litúrgico, é comemorado no dia 16 de agosto.

Porém, nos anos seguintes, a data foi passada para o segundo domingo de agosto e permanece até hoje.

História do dia dos pais em outros países

Existem casos de outros países que associam o dia dos pais a outras datas culturais. Por exemplo, Portugal, Espanha, Itália, Bolívia e Honduras. Esses países comemoram a data no dia 19 de março, mesma data que homenageia São José, esposo de Maria.

Já a Rússia, comemora no dia 23 de fevereiro, que também é o dia do defensor da pátria local. Desde 1919 as duas datas se entrelaçam.

Leia também: 40 Atividades para o Dia dos Pais para Imprimir

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.