O que é e quais são os tipos de deficiência intelectual?

Uma deficiência intelectual é caracterizada por um QI abaixo de 70 e uma dificuldade significativa em realizar atividades relacionadas a comunicação e socialização.

0

As pessoas com deficiência intelectual podem processar as informações mais lentamente do que outras.

Quem sofre com essa deficiência têm dificuldade em se comunicar e gerenciar as tarefas cotidianas. Além disso, também apresentam dificuldades com conceitos abstratos, como dinheiro e tempo.

Uma deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas durante a gravidez e nascimento, problemas de saúde, doença e fatores ambientais.

Tipos de deficiência intelectual

Síndrome do X Frágil

É a deficiência intelectual  herdada mais comum. A Síndrome do X Frágil é uma condição genética causada por uma mutação no cromossomo X. As pessoas nascidas com a síndrome do X Frágil podem experimentar uma ampla gama de dificuldades físicas, de desenvolvimento e emocionais.

No entanto, o nível de gravidade pode ser muito variado. Alguns sinais comuns incluem atraso no desenvolvimento, dificuldades de comunicação, ansiedade, TDAH e comportamentos semelhantes ao autismo. Os homens geralmente são mais afetados pela síndrome do que as mulheres.

Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença ou enfermidade, é um distúrbio genético que ocorre quando alguém nasce com uma cópia extra completa ou parcial do cromossomo 21 em seu DNA. A síndrome de Down é o distúrbio cromossômico genético mais comum e causa de dificuldades de aprendizagem em crianças.

Criança com Síndrome de Down
Foto Reprodução: Wikimedia Commons

As pessoas com síndrome de Down podem ter uma variedade de características físicas e de desenvolvimento comuns, bem como uma incidência maior que o normal de doenças respiratórias e cardíacas.

As características físicas associadas à síndrome de Down podem incluir uma ligeira inclinação para cima dos olhos, uma face arredondada e uma baixa estatura.

Eles também terão algum nível de deficiência intelectual e de aprendizado, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa.

Atraso de desenvolvimento

É importante saber que as crianças se desenvolvem e amadurecem em ritmos diferentes. No entanto, quando uma criança se desenvolve a uma taxa mais lenta em comparação com outras crianças da mesma idade, elas podem ter um atraso no desenvolvimento.

Uma ou mais áreas de desenvolvimento podem ser afetadas, incluindo sua capacidade de se mover, comunicar, aprender, entender ou interagir com outras crianças.

Às vezes, as crianças com um atraso no desenvolvimento podem não falar, mover-se ou comportar-se de maneira adequada à sua idade, mas podem progredir mais rapidamente à medida que crescem.

Para outros, seu atraso no desenvolvimento pode se tornar mais significativo com o tempo e afetar sua aprendizagem e educação.

Síndrome de Prader-Willi

A síndrome de Prader-Willi é uma doença genética rara e complexa que afeta cerca de 1 em 10.000 – 20.000 pessoas. Essa deficiência é bastante complexa e é causada por uma anormalidade nos genes do cromossomo 15. Um dos sintomas mais comuns é uma fome constante e insaciável que tipicamente começa aos dois anos de idade.

As pessoas com essa síndrome têm vontade de comer porque o cérebro (especificamente o hipotálamo) não lhes processa a informação de que o corpo está saciado, por isso estão sempre com fome. Os sintomas podem ser bastante variados, mas o tônus ​​muscular pobre e a baixa estatura são comuns.

Criança com Síndrome de Prader-Willi
Foto Reprodução: Wikipedia – Fenótipo da Síndrome de Prader-Willi em um jovem de 15 anos.

Um nível de deficiência intelectual também é comum, e as crianças podem achar difícil a linguagem, a resolução de problemas e a matemática. Pessoas com síndrome de Prader-Willi pode nascer com características faciais distintas, incluindo olhos amendoados, um estreitamento da cabeça, um lábio superior fino, pele e cabelo claros e uma boca virada para baixo.

Síndrome do alcoolismo fetal

A Síndrome do alcoolismo fetal refere-se a uma série de condições que são causadas quando o feto é exposto ao álcool. Quando uma mãe está grávida, o álcool atravessa a placenta da corrente sanguínea da gestante para a do bebê, expondo o bebê a concentrações semelhantes às da mãe.

Os sintomas podem variar, no entanto, incluem características faciais distintas, deformidades das articulações, danos a órgãos como o coração e os rins, crescimento físico lento, dificuldade de aprendizagem, falta de memória e julgamento, problemas comportamentais e habilidades sociais pobres.

Muitos casos também são diagnosticados erroneamente como autismo ou TDAH, pois podem ter semelhanças, como dificuldades de aprendizagem e comportamentais, falta de memória e hiperatividade.

Não é bem compreendido a quantidade de álcool que pode afetar um feto, mas é importante notar que não há nenhuma quantidade segura e comprovada de álcool que as mulheres possam beber durante a gravidez.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as futuras mães, ou aquelas que planejam engravidar, se abstenham completamente do álcool.

Causas ambientais

Às vezes, uma deficiência intelectual é causada por um fator ambiental ou por outras causas. Essas causas podem ser bastante variadas, mas podem incluir: Problemas durante a gravidez, como infecções virais ou bacterianas; complicações durante o nascimento; exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio; complicações de doenças como meningite, sarampo ou coqueluche; desnutrição e traumas físicos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.