Deixar o feijão de molho antes de cozinhar é certo? Confira:

A técnica de Deixar o feijão de molho antes de cozinhar é certo? Pois é um ato que todo brasileiro faz ou já fez, mas é certo fazer isso?

Na culinária brasileira, o uso de dicas para otimizar o tempo na cozinha e no preparo de alimentos é algo precioso.

Sendo assim, um dos pratos mais requisitados e populares do Brasil é o grande feijão, mas antes de chegar na mesa ele passa por um processo de remolho.

É algo comum deixar o feijão “dormir” na água de um dia para o outro, mas é certo fazer isso? Então, confira em nosso artigo!

O Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com a Embrapa Arroz e Feijão divulgou uma nota justamente sobre isso, e afirma que sim!

Recomenda-se deixar o feijão de molho antes de cozinhar e traz ótimos benefícios que para muitos, não era possível ter.

Para a maioria dos brasileiro, o ato de deixar o feijão de molho era algo que se vincula com deixar o alimento mais rápido para cozinhar.

Por que deixar o feijão de molho

Deixar o feijão de molho além de ajudar a cozinhar mais rápido, deixando seus grãos mais “mole”, o processo ajuda na remoção de anti nutrientes.

Anti nutrientes é algo que acaba prejudicando a qualidade do alimento caso não seja removido, e deixar o feijão de molho ajuda no processo de eliminar os anti nutrientes.

Existem certas substâncias que são removidas pelo “remolho” do feijão e elas são a rafinose e a estaquiose, que são responsáveis por desconfortos intestinais.

A técnica de remolho deve ser realizada por um período de 8 a 12 horas para que essas substâncias sejam removidas pela água.

Não  recomenda-se  reutilizar a água do remolho para fazer o feijão, isso estaria invalidando o processo de remoção das substâncias.

Benefícios de deixar o feijão de molho

Há estudos realizados pela Embrapa que mostram que ao deixar o feijão em modo remolho, reduz o ácido fítico dos grãos.

Com a redução dos ácidos fitatos, o corpo humano quando ingerido o feijão acaba assimilando com mais facilidade proteínas e minerais.

Como muitos acham que o ato de deixar o feijão de molho pode acabar perdendo os nutrientes, há pesquisas que mostram que os malefícios são mínimos.

É importante citar que apesar de deixar o feijão de molho contribuindo com o grão mais “mole” para cozimento. Por fim, o feijão tem que ser cozinhar no tempo certo. Pois, ingerir o feijão cru pode causar danos no pâncreas.

Gostou do post? Quer saber mais? Confira: Conheça alguns alimentos do dia a dia que podem prejudicar o nosso corpo

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More