Depois da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, japoneses estão reaprendendo a sorrir
Por terem passado muito tempo usando máscaras de proteção, muitos japoneses admitem que "esqueceram" como sorrir genuinamente.
Os japoneses notaram que, por terem usado máscaras durante a pandemia de covid-19, perderam a capacidade de sorrir. Agora, depois que o terror passou, eles estão buscando orientação de profissionais que podem ensiná-los a sorrir naturalmente.
Voltando a sorrir
As pessoas no Japão passaram a maior parte dos últimos anos escondendo seus rostos, assim como o resto do mundo. No início de maio de 2023, o governo japonês revogou oficialmente a necessidade de usar máscara.
No entanto, muitas pessoas hesitam em deixar a máscara facial em casa. Não por preocupação com o coronavírus, mas sim por acreditar que perderam a capacidade de sorrir.
Um número crescente de japoneses está recorrendo a instrutores de sorriso para obter conselhos sobre como se aclimatar à vida sem máscaras e recuperar a confiança em sorrir abertamente.
Depois que a recomendação oficial de usar máscaras foi removida, muitas pessoas relataram que acharam difícil se ajustar e se sentiram desconfortáveis. Alguns japoneses até admitem que perderam o hábito de sorrir genuinamente.
Eles temem que seu sorriso pareça forçado, enquanto outros estão receosos de mostrar aos estranhos a metade inferior de seu rosto, que está coberto por uma máscara há mais de três anos.
Como funciona a “aula de sorriso”?
O efeito do uso prolongado de máscaras na capacidade de sorrir das pessoas foi enfatizado por Keiko Kawano, treinadora da empresa de educação em sorrisos Egaoiku, que em português é traduzido como “Empresa do Sorriso”.
De acordo com ela, o uso da máscara se tornou o padrão e as pessoas tiveram menos oportunidades de sorrir e, em consequência, adquiriram medo de sorrir em público.
Os participantes da aula de treinamento de sorriso começam com alongamento para liberar o estresse. Então, enquanto um professor instrui os alunos a contrair os músculos faciais, eles usam espelhos de mão para observar seus reflexos.
Ela complementa que: “O segredo para um sorriso agradável é mover e relaxar os músculos faciais. A fim de melhorar sua saúde física e emocional, encorajo as pessoas a passar o tempo todo sorrindo”.
Comentários estão fechados.