Como fazer o desbloqueio do Cartão Cidadão?

Você sabe para que serve o Cartão Cidadão? O cartão é uma ferramenta essencial para quem trabalha de carteira assinada ou recebe o auxílio Bolsa Família.

0

O que é o Cartão Cidadão? O Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal a todos os brasileiros contratados sob o regime de trabalho CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou de carteira assinada, além dos cidadãos que fazem parte de programas de auxílio social, como por exemplo o Bolsa Família.

Por meio dele, é possível fazer consultas e saques de benefícios trabalhistas e sociais, dentre os quais têm-se: seguro desemprego, PIS, FGTS, Bolsa Família e o abono salarial. 

Como conseguir um Cartão Cidadão?

Para ter acesso ao cartão, o usuário deve primeiramente se enquadrar no grupo de pessoas que pode ter um cartão.

Posteriormente, o usuário pode realizar o requerimento por uma agência da Caixa ou ligar na central de atendimento, através do número 0800 726 0207. Em ambos os casos, é fundamental estar com a documentação em mãos, como RG, CPF e comprovante de endereço.

Como desbloquear o Cartão Cidadão?

Assim que o cartão chegar no endereço informado durante o processo de solicitação do cartão, é necessário que o usuário efetue o desbloqueio para a total utilização das suas funções.

Siga os seguintes passos para desbloquear seu Cartão Cidadão:

  • Ligue para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207;
  • Em seguida, escolha a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão”;
  • Você entrará em contato com um atendente que fará algumas perguntas básicas para verificar se você é de fato o titular do cartão;
  • Depois de confirmar seus dados, o cartão já está habilitado para o uso.

Fique atento para nossas dicas de utilização do Cartão Cidadão

Para evitar transtornos e dor de cabeça, recomenda-se fazer o desbloqueio do cartão assim que recebê-lo. Alguns atendimentos e operações, como saques e consulta de saldo, exigem que as funções já estejam previamente disponíveis. 

Testar o cartão em algum caixa eletrônico das agências da Caixa é uma outra dica importante. Em caso de defeito no chip ou na fabricação, o usuário pode o quanto antes solicitar sua troca ou reenvio. 

Assim, a experiência com o uso do cartão torna-se ágil, fácil e muito mais tranquila. 

Veja também: Como consultar saldo do Cartão Cidadão pela internet e telefone?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.