Governo anuncia novas regras para o abatimento em dívidas do FIES
Perdão das dívidas pode chegar a até 99% do valor total, a depender do tempo de inadimplência e da situação financeira do aluno.
O FIES foi o incentivo que milhares de pessoas encontraram no Brasil para realizar o sonho de ingressar na universidade. Porém, por conta da situação econômica no país, pagar esse financiamento pode sair caro demais para muita gente. Diante disso, o Governo Federal anunciou uma série de medidas que visam oferecer descontos no FIES. Inclusive, em alguns casos, o perdão pode ser de 99% para o total do valor em débito.
Veja aqui as regras para receber esse benefício.
Leia mais: O FIES e o seu regramento; saiba como conseguir 100% de financiamento
Quem pode receber os descontos?
No geral, qualquer aluno que tenha feito a contratação do FIES pode receber um abatimento. Esse desconto pode ser tanto sobre os encargos totais, como juros e multas, ou pelo valor total da dívida. Isso irá depender do tempo em que existe a inadimplência e também da situação financeira em que o aluno se encontra.
Assim, os alunos que já estavam em fase de quitação de débito em 30 de dezembro de 2021 podem se beneficiar, desde que possuam atrasos de 90 dias nas parcelas. Nesse caso, o desconto pode chegar ao máximo de 99% do valor total da dívida. Inclusive, mesmo os alunos que não possuem atrasos, mas que desejam diminuir o valor da parcela, podem buscar o serviço. Nessa situação, o Governo oferece 12% de desconto se o pagamento for à vista.
Regras para receber descontos
Conforme publicado no Diário Oficial da União, os estudantes devem buscar os meios para redução da dívida entre os dias 1º de setembro e 31 de dezembro de 2022. Ademais, estabelece-se as seguintes regras:
- Estudantes sem atraso podem receber descontos de até 12% em pagamento à vista;
- Estudantes com pagamentos em atraso por mais de 90 dias recebem descontos na totalidade dos encargos (multas). Além disso, podem garantir descontos de até 12% no valor da dívida e dividir em 150 parcelas de no mínimo R$ 200.
- Estudantes com pagamentos em atraso por mais de 365 dias, com inscrição no CadÚnico e que receberam o Auxílio Emergencial podem receber até 92% de desconto no total da dívida;
- Estudantes com pagamentos em atraso por 5 anos podem receber 99% de desconto no total da dívida.
Comentários estão fechados.