Eram esses os hábitos que as pessoas tinham para sobreviver ao inverno da Idade Média
Hoje em dia o inverno não incomoda tanto, pois aquecedores, roupas térmicas e outros recursos facilitam muito a nossa vida. Mas quando não existiam, o que era feito?
Antes de tudo, é importante ressaltar que o inverno europeu tem início no final de dezembro e tem seu fim decretado nas últimas semanas de março. Na Idade Média, a forma de lidar com o inverno diverge completamente do que se vê nos dias atuais. Enquanto contamos com tecnologias que nos permitem viver confortáveis e sem grandes preocupações em relação à conservação de alimentos, os medievais não contavam com esses abençoados recursos e passavam por dificuldades. E então, como e o que eles faziam para sobreviver ao inverno? Confira agora.
Leia mais: 7 curiosidades sobre a Idade Média que vão te surpreender
Como as pessoas enfrentavam o inverno medieval
Devido à regularidade da estação, diversas preocupações surgiam quando o inverno estava próximo de começar, então as pessoas se preparavam com antecedência para enfrentar o inverno.
A agricultura era a principal fonte de alimentação, porém o inverno comprometia muito a colheita dos camponeses, já que neve e frio eram muito intensos naquela época. Além disso, a caça na época também era comprometida. Entenda agora as dificuldades e soluções encontradas pelos medievais.
Temperatura
Sendo as estações bem definidas na Europa, os habitantes sofriam muito com temperaturas baixas, correntes de ar e, em certas regiões, a incidência de altos níveis de neve era comum.
Conservação de alimentos
Sem as famosas geladeiras, as pessoas precisavam superar esse obstáculo para não acabar perdendo as carnes e ficando sem comida estocada para o inverno. Para obterem alimento de origem animal antes do inverno chegar, uma prática comum era alimentar os animais exacerbadamente para os engordar mais rápido. Ao abater o animal que atingiu o “peso ideal”, grandes quantidades de sal eram aplicadas nas carnes para prolongar a validade delas.
Plantio
Pouco antes do inverno começar, os camponeses semeavam a terra e torciam para que as sementes pudessem germinar durante o inverno e dar os frutos nas próximas estações.
Aquecimento
O fogo era a principal fonte de calor, então as casas eram equipadas com lareiras, fogueiras e braseiros portáteis. Contudo, incêndios nas residências eram corriqueiros, dificultando mais ainda a vida dos medievais.
Proteção das casas
As habitações daquela época permitiam muito a entrada de correntes de vento, e então as pessoas costumavam cobrir as janelas com argamassa ou papel.
Vestimenta
Cachecóis, casacos de lã e luvas serviam aos nobres e os camponeses se contentavam com pele de animais mortos.
Comentários estão fechados.