Descubra se você caiu na malha fina e o que fazer para regularizá-la

Receita Federal divulgou que a grande maioria das declarações retidas apresentavam uma omissão de rendimentos. Essas pessoas caíram na malha fina! Veja os detalhes.

Sabemos que declarar o Imposto de Renda não é a tarefa mais simples, muito menos a mais divertida. O fato é que, caso não seja feita com atenção e veracidade, você provavelmente terá uma dor de cabeça maior, pois irá cair na malha fina da Receita Federal. Isso significa que a sua declaração ficou retida por algum erro como um valor incorreto, omissão de rendimento, informações incompatíveis ou até mesmo fraude.

Leia mais: Leilão da Receita Federal reúne produtos como Xbox, Apple Watch e fones Xiaomi

Recentemente mais de 1 milhão de brasileiros caíram na malha fina.

Os balanços das declarações do Imposto de Renda de 2022 foram divulgados pela Receita Federal. Foi então que se tornou possível apontar que mais de um milhão de contribuidores acabaram se envolvendo em problemas. Entre os meses de março e setembro, 38.188.642 declarações de impostos foram feitas.

Cerca 2,7% dessas pessoas acabaram tendo a declaração retida.

A Receita Federal divulgou que a grande maioria das declarações retidas exibiam uma omissão de rendimentos. Esse é o problema de 41,9% das pessoas que caíram na malha fina. Além desse, outros erros também foram identificados pelo órgão. Cerca de 28,6% dos contribuintes estão nessa situação por causa de alterações nas deduções da base de cálculo, ou seja, acharam que deveriam pagar um determinado valor, mas era outro.

O órgão ainda encontrou divergências entre o valor de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e o que foi declarado pelas pessoas físicas. Já uma parcela menor caiu na malha fina por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e contraste de informações sobre o pagamento do carnê-leão e o imposto complementar.

Falando sobre as restituições, ou seja, o que ainda precisa ser quitado na Receita Federal, foi observado que 811.782 declarações estão com o imposto a restituir (78,6% do total), outras 198.541 pessoas estão com o imposto a pagar ainda (19,2%) e 21.956 com o saldo zero (2,1%). Para quem quer saber se também caiu ou não, precisa fazer uma busca pelo status da declaração. Veja como:

  • Acesse o e-CAC de atendimento virtual da Receita;
  • Logo em seguida, faça o login e clique na opção “Meu Imposto de Renda (extrato da DIRPF);
  • Na aba “Processamento”, toque em “Pendências da malha”.

Seguindo esse passo a passo, o contribuidor poderá checar se caiu na malha fina e por qual motivo. O órgão informa que a declaração passa por vários critérios para ser retida. Sendo assim, é muito comum o contribuinte passar um ano sem pendências, mas acaba se vendo nessa situação no próximo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.