Destino do lixo

Você sabe para onde vai o lixo que você produz? Continue lendo para aprender!


O crescimento exponencial dos centros urbanos do Brasil nas últimas décadas aumentou também a produção de lixo e esse se tornou um grande problema ambiental e também de saúde pública.

Tanto o lixo orgânico quanto o reciclável precisam ter destinos adequados para que sejam evitadas doenças e o meio ambiente seja preservado.

Leia mais sobre o destino do lixo no Brasil e as melhores alternativas de descarte.

Destino do lixo no Brasil

São descartadas diariamente mais de 200 mil toneladas de lixo no Brasil e cerca de 70% desse total são destinados aos aterros sanitários.

Os outros 30% é descartada em terrenos abertos, áreas florestais e afluentes como oceanos, córregos e rios.

O destino incorreto do lixo causa graves poluições ambientais do solo, dos reservatórios de água, proliferação de animais que podem ser vetores de doenças e produção de gases tóxicos.

Descarte de lixo

A principal alternativa para o descarte de lixo é a coleta seletiva e a compostagem. Com a coleta seletiva, todo o material reciclável volta a ser matéria-prima para a produção de novos produtos.

Esse processo reduz a quantidade de lixo produzido, amplia a renda de famílias que vivem da reciclagem, preserva a natureza já que menos matérias-primas novas são retiradas.

Os resíduos que não podem ser reciclados e não são orgânicos, devem ser destinados a aterros sanitários que possuam manta impermeável para impedir que o chorume produzido pelo lixo contamine o solo.

Reciclagem - Lixo reciclável
Reciclagem – Lixo reciclável

O material orgânico presente no lixo dá origem a ótimos adubos orgânicos através do processo de compostagem, que diminui o custo da agricultura e faz com que o carbono retorne à cadeia produtiva.

Destino do lixo - Compostagem sendo realizada em Florianópolis.
Destino do lixo – Compostagem sendo realizada em Florianópolis.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More