Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

O lixo eletrônico está crescendo, e com esse aumento surge a necessidade de programas eficazes de reciclagem de produtos eletrônicos.

0

A reciclagem de lixo eletrônico é a reutilização e o reprocessamento de equipamentos elétricos e eletrônicos de qualquer tipo que tenham sido descartados ou considerados obsoletos.

Alguns dos resíduos eletrônicos comuns incluem: eletrodomésticos como televisores, aparelhos de ar condicionado, fogões elétricos e aquecedores, ventiladores, DVDs, rádios e microondas.

Também entram nessa lista equipamentos de tecnologia da informação, como computadores, telefones celulares, laptops, baterias, placas de circuito, discos rígidos e monitores.

A reciclagem de lixo eletrônico é uma tendência crescente e foi iniciada para proteger a saúde humana e ambiental, principalmente devido aos impactos generalizados da poluição ambiental do lixo eletrônico.

O processo de reciclagem de lixo eletrônico é altamente trabalhoso e passa por várias etapas. Abaixo está o processo passo-a-passo de como o lixo eletrônico é reciclado:

Galpão de coleta

Quando o lixo eletrônico chega às usinas de reciclagem, a primeira etapa envolve a classificação de todos os itens manualmente. As baterias são removidas para verificação de qualidade.

Desmontagem

Após a triagem manual, o segundo passo envolve um processo sério de trabalho intensivo de desmontagem manual. Os itens de lixo eletrônico são desmontados para recuperar todas as peças e, em seguida, categorizados em materiais e componentes principais.

Os itens desmontados são então separados em várias categorias em partes que podem ser reutilizadas ou ainda continuar os processos de reciclagem.

Primeiro processo de redução de tamanho

Aqui, os itens que não podem ser desmontados eficientemente são triturados juntamente com as outras peças desmontadas em pedaços com menos de 4 centímetros de diâmetro. Isso é feito em preparação para uma categorização adicional das peças mais finas de lixo eletrônico.

Segundo processo de redução de tamanho

As partículas finas de lixo eletrônico são distribuídas uniformemente através de um processo de agitação automatizado em uma correia transportadora. Nesta fase, qualquer poeira é extraída e descartada de uma forma que não degrade o meio ambiente.

Ímã Overband

Nesta etapa, o ímã overband, um tipo especial de ímã, é usado para remover todos os materiais magnéticos, incluindo aço e ferro, dos detritos de lixo eletrônico.

Separação de componentes não metálicos e metálicos

O sexto passo é a separação de metais e componentes não metálicos. O cobre, o alumínio e o latão são separados dos detritos para deixar apenas materiais não metálicos. Os metais são vendidos como matérias-primas ou reutilizados para manufatura in natura.

Separação da Água

Como último passo, o conteúdo de plástico é separado do vidro pelo uso de água. Já separado, todos os materiais recuperados podem então ser revendidos como matérias-primas para reutilização. Os produtos vendidos incluem plástico, vidro, cobre, ferro, aço, placas de circuito trituradas e metais valiosos.

Componentes reutilizados pela reciclagem eletrônica

Plástico – Todos os materiais plásticos recuperados são enviados para recicladores, que os utilizam para fabricar itens como postes de vedação, bandejas de plástico, estacas de vinhedo e suportes de equipamentos ou isoladores, entre outros produtos de plástico.

Metal

Os materiais de sucata recuperados são enviados para os recicladores para fabricar novos aços e outros materiais metálicos.

Vidro

O vidro é retirado dos tubos de raios catódicos (CRTs) encontrados principalmente em televisões e monitores de computador. A extração de vidro para reciclagem a partir de CRTs é uma tarefa mais complicada, já que os CRTs são compostos de vários materiais perigosos.

O chumbo é o mais perigoso e pode prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Tubos em grandes monitores CRT podem conter altos níveis de chumbo. Outros metais tóxicos, como o bário e o fósforo, também estão contidos nos tubos CRT.

Mercúrio

Os dispositivos que contêm mercúrio são enviados para instalações de reciclagem de mercúrio que utilizam uma tecnologia especializada para o uso em amálgamas dentárias, instrumentos métricos e para iluminação fluorescente. Outros componentes, como vidro e plásticos, são reutilizados para fabricação de seus respectivos produtos.

Placas de Circuito

As placas de circuito são enviadas para empresas especializadas e credenciadas, onde são fundidas para recuperar recursos não renováveis, como prata, estanho, ouro, paládio, cobre e outros metais valiosos.

Discos Rígidos

Os discos rígidos são triturados e transformados em lingotes de alumínio para uso na indústria automotiva.

Cartuchos de impressoras e toners

Os cartuchos de tinta e toner são levados de volta para as respectivas indústrias de manufatura para reciclagem. Eles são remanufaturados, enquanto aqueles que não podem são separados em metal e plástico para reutilização como matéria-prima.

Baterias

As baterias são levadas para recicladores especializados, onde são descascadas para retirar o plástico. Os metais são fundidos para recuperar níquel, aço, cádmio e cobalto que são reutilizados para produção de novas baterias e fabricação de aço inoxidável.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.