Diferenças entre as empresas preferidas da geração Z e a dos millennials
Fatores geracionais e estratégias de marketing são os principais fatores de diferenciação entre as empresas preferidas de ambas as gerações.
Millennials é o nome que se dá à geração das pessoas que nasceram entre 1981 e 1995. Já a Geração Z compreende os nascidos entre 1995 e 2004. Ambas estiveram presentes durante o surgimento e avanço da internet e vivenciaram a introdução das compras on-line (e-commerce) no cotidiano, além do marketing digital. Conheça agora quais as empresas preferidas da Gen-Z e dos millennials e os motivos por trás disso.
Leia mais: Millennials buscam um estilo de vida profissional mais ‘suave’
Estratégias de marketing
As gerações são diferenciadas, geralmente, por algum acontecimento histórico ou contexto político-social. No contexto atual, seus gostos são fortemente influenciados pelo avanço tecnológico, tanto da imprensa, como dos meios de comunicação virtuais. Millennials e geração Z possuem em comum a possibilidade de vivenciar o início e a difusão do acesso à internet, a democratização do acesso ao meio virtual e a mobilização de atos políticos de maneira remota, com alcance nunca vivenciado antes. Por esse motivo, estamos na Era da Informação.
O marketing, por sua vez, também precisou adaptar-se à esse momento. Para isso, cada empresa costuma direcionar a sua publicidade de acordo com o público que mais o consome. Assim, muitas vezes, publicitários apostam em criar e divulgar produtos, funções e itens específicos para uma audiência específica. Isso acontece com as empresas abaixo, e existem algumas razões para que isso ocorra. Veja:
Empresas preferidas da geração Z em comparação aos millennials
Indivíduos da Geração Z geralmente optam por serviços, produtos e empresas que invistam mais em conforto, bom custo-benefício, comodidade e estilo de vida saudável. Também demonstram mais preocupação e sensibilidade às causas sociais, como a diversidade.
Essas podem ser, talvez, algumas das razões pelas quais os aplicativos e empresas mais lembrados sejam Discord (alta qualidade de chamadas de áudio em grupo de maneira gratuita, em uma interface simples), TikTok (plataforma de vídeos curtos, editados de maneira simples, com informações rápidas e lúdicas), Shein (com roupas que possuem alto custo-benefício) e Fenty Beauty (empresa da importante cantora de R&B, Rihanna, legitimamente focada em apoio à diversidade).
As 10 marcas favoritas da geração Z
As empresas mais lembradas pela Gen-Z são as do setor de alimentação (lanches à base de chocolate), plataformas de streaming (seja de vídeo ou músicas, podcasts, e-books etc), loja de compra com um sistema logístico rápido e prático e o maior sistema de pesquisas virtuais. Ou seja, essa geração costuma lembrar de empresas que já são conhecidas e popularizadas, seja nas prateleiras de mercado, seja no meio virtual, ainda que não haja uma razão econômica, sustentável ou política para a sua escolha.
Comentários estão fechados.