Dígito verificador do Banco do Brasil

O dígito verificador do Banco do Brasil é uma ferramenta importante para proteção e combate às fraudes durante as operações financeiras.

O Banco do Brasil (BB) é uma instituição financeira, a primeira do país, criada pelo rei D. João IV no ano de 1808. Inicialmente, sua função era financiar a abertura de estabelecimentos manufatureiros na época do Brasil colônia.

Hoje em dia, é considerado como sendo um dos maiores bancos do país, tanto em quantidade de agências, capital e receita líquida. Tem caráter organizacional misto, no qual a União Brasileira detém 68,7% das ações.

Em relação às suas funcionalidades, o Banco do Brasil oferece diversos tipos de operações financeira que facilitam a vida dos clientes. 

Contudo, em muitos desses procedimentos, o usuário no momento de preencher as informações referentes à conta ou agência, se depara com a letra “x” logo após o traço “-”.

Nesse caso, o “x” representa o dígito verificador – ferramenta de autenticação criada para apurar a autenticidade e validade de um valor numérico. 

Representado pela sigla DV, o dígito verificador é utilizado com o objetivo de combate às fraudes, erros de digitação e de transmissão durante transações, pagamentos, depósitos, envios de DOCs e TEDs e etc.

Como utilizar o dígito verificador do Banco do Brasil em operações financeiras?

As movimentações financeiras do tipo TED e DOC, geralmente exigem dados como o número da agência e da conta destino.

Uma dúvida muito comum é quando em meio a esses números, aparece a opção de colocar o dígito verificador, mas sob a forma de número ao invés da letra “x”. Isso é bastante comum nos procedimentos do aplicativo BB que faz uso apenas do teclado numérico.

Para resolver é muito simples: para as contas do Banco do Brasil, a letra “x” do dígito verificador deve ser substituída pelo número “0”.

digito-verificador

 

Em algumas situações, o método pode não funcionar e o cliente apresentará problemas com a utilização do dígito verificador. Nesse caso, a sugestão é procurar uma agência do Banco do Brasil (de preferência a de abertura da conta) para corrigir o erro. 

Mas em circunstâncias de extrema urgência, aí vão algumas dicas que irão te ajudar a realizar uma operação financeira utilizando outras plataformas de atendimento do Banco do Brasil:

  • Utilizando um terminal de autoatendimento (caixa eletrônico): permite realizar transações e transferências via TED, DOC e depósito bancário.
  • Via telefone: com os dados do cartão e senha de acesso, o cliente também conseguirá ter controle total das transações financeiras. Para as capitais, o cliente deve ligar para o número 4004 – 0001. Já as demais localidades, o número indicado é o 0800 729 0001
  • Por meio do Internet Banking: outra forma segura e rápida de fazer transferências, visto que o site do internet banking é altamente protegido. É necessário apenas a utilização de um dispositivo com acesso à internet, como computadores, tablets e etc.

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