Dígito Verificador da Caixa Econômica

Saiba o que é e como funciona o dígito verificador da Caixa Econômica e evite dores de cabeça em suas próximas operações financeiras.

0

A Caixa Econômica Federal foi fundada em 12 de janeiro de 1861 pelo imperador D. Pedro II. É uma instituição financeira representada sob a forma de empresa pública, caracterizada pela autonomia administrativa e patrimônio próprio.

Faz parte do chamado Sistema Financeiro Nacional (SFN), com práticas de políticas de auxílio ao crédito do Governo Federal. Isso, claro, sob a fiscalização do Banco Central do Brasil (BCB).

Muito procurada para financiamentos de imóveis e penhores, a Caixa Econômica também realiza procedimentos habituais às funções atribuídas aos bancos, como pagamento de conta, saques, depósitos, empréstimos, transferências e etc.

O que é o dígito verificador da Caixa Econômica?

As operações financeiras do tipo depósito e transferências realizadas na Caixa, devem ser feitas por meio dos dados como número de conta, agência, nome do titular, além do número da operação.

Uma das dúvidas mais frequentes dos clientes no momento dessas operações é sobre onde utilizar  o chamado dígito verificador: ferramenta de autenticação criada para apurar a autenticidade e validade de um valor numérico. 

O DV, como é conhecido, é responsável por combater fraudes, erros de digitação e de transmissão durante transações, pagamentos, depósitos, envios de DOCs e TEDs e etc.

O número do dígito é encontrado no número da conta, logo após o traço (hífen). Geralmente, diferente dos outros bancos como o do Banco do Brasil, o DV é representado por número ao invés da letra “x”.

No cartão, o cliente pode encontrar as informações da conta bancária na seguinte ordem: agência, operação, número da conta (seguido pelo dígito verificador após o hífen) e validade do cartão.

cartao-caixa-d-v
Veja onde localizar os números da sua conta bancária no cartão da Caixa Econômica Federal

Números de Operações da Caixa para efetuar depósitos

Além do dígito verificador, a Caixa Econômica também faz uso dos chamados “Números de Operação”. 

Estes códigos desempenham a função de qualificar e categorizar os perfis dos seus clientes, além de serem usados na hora dos depósitos em conta. Para acabar com suas dúvidas, confira abaixo os tipos de números de operação e a quem correspondem. 

  • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física
  • 002 – Conta Simples de Pessoa Física
  • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
  • 006 – Entidades Públicas
  • 007 – Depósitos Instituições Financeiras
  • 013 – Poupança de Pessoa Física
  • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica
  • 028 – Poupança de Crédito Imobiliário
  • 043 – Depósitos Lotéricos

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.