Dinâmicas com balões para crianças, jovens e adultos

Dinâmicas com balões são simples e levam muita diversão para o primeiro dia de aula, festas, brincadeiras com crianças e dinâmicas de seleção e recrutamento.

2

Balões são chamativos, coloridos, fáceis de manusear, baratos e  só basta um pouco de criatividade para inventar jogos didáticos que vão quebrar o gelo do primeiro dia de aula, e nas dinâmicas de seleção e recrutamento. Em aulas para crianças, dinâmicas com bexigas com água ou tinta fazem a alegria da meninada.

É necessário manter muita atenção com os pedaços de bexiga estourada, principalmente quando se trata de crianças, uma vez que podem ser ingeridos e provocar o bloqueio das vias respiratórias. Ao final da diversão, lembre-se de recolher todos os pedaços e descartá-los em local adequado.

Dinâmicas de balões para adolescentes e adultos

Não estoure o balão

Material necessário

Balões, palitos de dente e alguma recompensa que dê para dividir para o grupo, como caixa de bombom e balinhas.

Entregue um balão e um palito de dente a cada participante da brincadeira. Peçam para que encham os balões e, logo após, demande que cada um cuide do seu balão, porque o último que conseguir ficar com ele ganha a recompensa.

Depois que os participantes correrem para estourar os balões uns dos outros, e com todos os balões estourados, diga que a ordem não demandava que arrebentassem os balões dos colegas, mas que protegessem os seus.

Para reforçar o espírito de equipe, a recompensa deve ser compartilhada entre todas as pessoas.

Essa brincadeira rende muitas gargalhadas e tem o objetivo de tornar os participantes menos individualistas e dessa forma mais cientes da importância do trabalho colaborativo em equipe para o resultado final de um projeto.

Não deixe o balão cair

Distribua um balão a cada participante, peça para encherem os balões no tamanho que quiserem.As pessoas devem jogar os balões para cima usando somente a cabeça e irem trocando de balões com outros participantes o maior número de vezes que foi possível.

Mãos e pés não devem ser utilizados na atividade para que a brincadeira tenha o seu grau de dificuldade aumentado e estimule o cuidado e a agilidade dos participantes. Peça para estourarem os balões ao final do jogo, como um tipo de confraternização da turma.

Encontre o seu par dentro do balão

A finalidade da brincadeira é fazer com que os participantes se conheçam e se socializem.

Recorte figuras de revistas, jornais ao meio e coloque cada metade dentro de um balão cheio de ar.Peça para que cada pessoa pegue um balão e o estoure. A missão dos participantes é encontrar as metades de suas figuras e começar um bate-papo com o par da imagem. 

Para tornar o processo de conversação mais fácil, você pode colocar frases como “ Qual é o seu nome?” “ Onde você mora?” Também dentro das bexigas.

Defenda o balão com a vassoura

O grupo de competidores deve ser dividido em dois e todos devem ter uma vassoura. Um capitão do lado dos dois times deve ser sorteado. Cada capitão deve  tentar levar, arrastando na vassoura, um balão cheio de água para o campo do adversário.

As equipes devem defender seus capitães e impedir que o capitão adversário consiga entrar na área do time. Se o balão de uma das equipes estourar, ela perde a competição. Os únicos meios de defesa e ataque utilizados devem ser as vassouras, que não podem ser utilizadas para tocar no corpo no adversário que podem causar machucados em membros dos grupos.

Dinâmica de balões para crianças

brincadeiras-com-bexigasTênis com balões

Esta brincadeira faz muito sucesso com as crianças menores. Para brincar é preciso ter balões e dois pratinhos descartáveis, com um palitinho de sorvete colado em uma das extremidades, que serão usados com as raquetes. Além de divertida, é um estímulo na confecção dos próprios brinquedos.

Como brincar de tênis de balões: a brincadeira, feita em duplas, é muito simples. Basta que um adulto encha o balão para que as crianças o utilizem como a bola do tênis. O objetivo é jogar a bexiga de um lado para o outro, usando a raquete, sem deixá-la cair no chão.

balão-criançasGuerra de balão com água

PUBLICIDADE

A brincadeira é mais indicada para festas, confraternizações e aulas com crianças, porque todos vão se molhar muito.

Divida a classe em dois grupos e comece a diversão pedindo que todos encham os balões com água de maneira que não fiquem muito cheias, porque podem machucar, nem murchas, porque daí não estouram.

Os grupos devem ter cada um a sua área como acontece nos jogos de queimada e devem tentar atingir os membros da equipe adversária.  Os participantes que forem atingidos e não conseguirem segurar o balão fazendo com que ele cai no chão e estoure, estão fora da brincadeira.

Se forem atingidos e conseguirem pegar o balão, ou se o balão cair e não estourar, ainda estão dentro do jogo. Ganha a competição a equipe que permanecer com um membro dentro da brincadeira.

O gasto de energia na dinâmica da guerra de balões pode ser grande e é uma ótima opção para os verões quentes.

Passa balão

Essa é bem simples, mas não menos divertida para crianças. A atividade incentiva o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora.

Os participantes devem formar uma fila e passar o balão cheio por cima da cabeça bem rápido, na volta a bexiga deve ser passada por debaixo das pernas das crianças. Quem deixar cair o balão não continua na brincadeira. Ganha a competição quem permanecer na fila. 

Passa balão pelas costas 

Brincadeira interessante para estimular o equilíbrio e a coordenação motora de crianças.

Nessa brincadeira com balões deve-se formar duas filas com os participantes de costas um para o outro. O desafio é passar o balão cheio até o final da fila sem cair no chão. Quem for deixando o balão cair vai saindo da brincadeira.

Balão no calcanhar 

Cada participante deve amarrar com barbante um balão cheio no calcanhar. Dê a largada para que cada pessoa possa estourar o balão do outra. O vencedor da competição é que conseguir permanecer com a bexiga cheia amarrada ao calcanhar.

Bomba de balão

A bomba é outra dinâmica com balão cheio de água e é super indicada para desenvolver a agilidade e a atenção de crianças na sala de aula.

Encha uma bexiga com água e peça para as crianças fazerem um círculo. Sorteie uma pessoa para começar o jogo e ficar no centro da roda. Essa criança deve chamar um dos amigos da roda e jogar o balão para ela rapidamente.

Se o participante chamado não conseguir pegar o balão, ele vai para o meio do círculo e substitui o colega.

Senhor balão

Dinâmica de balões também indicada para crianças, na brincadeira você vai precisar de muitos balões cheios e fita adesiva. 

A equipe  deve ser dividida em duas e escolher um candidato de cada time que será o “ Senhor Balão”. Dê três minutos para os grupos prenderem o maior número de bexigas que conseguir nas roupas do “Senhor Balão”, a equipe vencedora é a que prendeu a maior quantidade de balões no colega.

Batata quente

Muito popular entre as crianças da educação infantil, a batata quente também pode ser feita usando balões. Para que ele não estoure tão facilmente, é possível enchê-lo de água, isso se não houver problemas caso algum dos participantes se molhe. É uma brincadeira ideal para trabalhar a agilidade e coordenação das crianças.

Como brincar de batata quente: posicione as crianças em uma roda, e escolha uma para cantar a brincadeira. Ela deverá ficar de costas para os demais.

Ela começa cantando “batata quente, quente, quente, quente, quente..” e enquanto isso os coleguinhas vão passando a bexiga de mão em mão. Quando a criança que estiver cantando disser “queimou!”, quem estiver com o balão na mão sai da brincadeira, até que só reste o vencedor.

Bonecos de balão e farinha

Uma vez que os balões estejam cheios de farinha, eles podem originar uma série de brincadeiras.

Como fazer bonecos de balão e farinha: os bonequinhos são muito simples de serem feitos. Basta escolher bexigas de cores variadas e usar um funil para enchê-las com farinha de trigo. Aí, é só soltar a imaginação e preparar muitas decorações divertidas. É possível usar lã para os cabelos dos bonecos e utilizar canetas para desenhar carinhas.

 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

  1. Mundo Feminino Diz

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  2. dirceu Diz

    Adorei seu site. Muito conteudo de qualidade.
    Obrigado por compartilhar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.