5 Dinâmicas para o primeiro dia de aula
Saiba quais são as cinco dinâmicas que podem gerar interação e socialização entre alunos e professores, no primeiro dia de aula
O primeiro dia de aula pode gerar muita expectativa e medo, tanto para alunos, quanto para professores. Principalmente se for a primeira vez que a criança vai para escola, ou se for novo na instituição de ensino.
Para evitar que alunos fiquem excluídos, é sempre bom fazer algumas ações para criar interação.
Dinâmicas para o primeiro dia de aula
Pensando nisso, selecionamos algumas dinâmicas que podem ser feitas em sala com o objetivo de quebrar a tensão entre os alunos e o professor. Confira uma lista com 5 dinâmicas para o primeiro dia de aula.
Eu sou… e você, quem é?
Essa dinâmica tem o objetivo de interagir e socializar os alunos, e pode ser feita com pessoas de qualquer faixa etária. Para a brincadeira acontecer é necessário formar um círculo onde todos se vejam. Posteriormente, é decidido pra qual lado a roda deve girar.
No entanto, a brincadeira também pode acontecer com todos sentados, sem necessidade da roda girar. Sendo assim, uma pessoa começa falando: “Eu sou Julia, e você, quem é?” e assim continua até todos da roda falarem.
Quem é meu professor?
Nessa dinâmica o objetivo é levar os alunos a conhecer o professor e a interagir com outros alunos. É interessante colocá-la em prática quando só o professor é novato e os alunos já se conhecem. Para que a dinâmica aconteça, é necessário entregar caneta e papel para os grupos.
Posteriormente, os grupos precisam ser orientados a criar perguntas que serão feitas ao educador, como se os alunos fossem repórteres e o professor(a) o entrevistado. Para que a turma preste atenção, peça para que no dia seguinte eles levem um texto sobre as respostas dadas.
O tempo de duração dessa brincadeira é de 20 a 30 minutos, e é indicado que seja feita com crianças a partir de oito anos de idade
Quebrar o gelo valorizando o espírito de equipe
O objetivo dessa dinâmica é ressaltar a confiança e o espírito de equipe. Os alunos devem ser colocados em duplas, de costas um para o outro e ombro a ombro. Em seguida, peça para que cada dupla se abaixe até o chão, no entanto, as mãos não podem encostar no chão.
É normal que alguns caiam, outros se desequilibrem, e outros consigam cumprir com o exercício.
Ao terminar a dinâmica, o educador pode conversar com os alunos sobre a confiança que devemos ter nos amigos, sobre o espírito de colaboração em equipe e a valorização das pessoas.
Stop do nome
Essa dinâmica tem o objetivo de despertar o entrosamento entre os colegas. Para que a atividade seja realizada, é necessário fichas ou crachás com os nomes dos alunos e uma caixa para colocá-los. Coloque as crianças sentadas em roda, enquanto o(a) professor(a) fica no centro com um apito.
Depois, deposite todas as fichas ou crachás dentro da caixa e comece a passá-la. Quando a professora apitar, o aluno que tiver com a caixa, deve abri-la, tirar um nome, falar uma característica desse colega para que o restante da turma adivinhe quem é.
O tempo estimado para essa dinâmica é de 15 minutos.
Busque alguém que…
O objetivo dessa dinâmica é que os alunos, e até o(a) professor(a), descubram algumas informações sobre os colegas, através de algumas questões.
Para essa brincadeira você vai escrever em um papel uma característica que deve ser buscada, começando com: “Busque alguém que…” por exemplo:
- Busque alguém que conheceu uma pessoa famosa;
- Fale dois idiomas (além do português);
- Não gosta de refrigerante;
- Toma café sem açúcar;
- É vegetariano;
- Toca algum instrumento musical;
- Já andou a cavalo (ou de moto, de trem, de carro de boi…);
- Foi no cinema na semana passada;
- Não tem perfil em nenhuma rede social;
- Sabe usar a máquina de lavar roupa;
- Sabe cozinhar;
- Já morou em outra cidade ou país.
Além dessas perguntas, é interessante fazer questionamentos relacionados a cidade em que moram ou situações típicas do dia a dia.
Cada aluno deve receber um papel com as orientações e com as perguntas, assim que encontrar um colega com a característica que está no papel, escreve o nome da pessoa na frente da característica.
Veja também: 7 Dinâmicas para Reunião de Pais
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.