Dormir e deixar o ventilador ligado durante toda a noite pode ser perigoso; confira o porquê

O verão está às portas e é preciso tomar cuidado os eletrodomésticos. Inclusive, manter o ventilador ligado a noite toda pode não ser seguro.

O calor típico do verão brasileiro ainda não chegou ao país, mas as altas temperaturas recorrentes até agora são uma amostra grátis para lembrar o que são dias ensolarados. Como uma forma de amenizar o calor nesse período, o ventilador e o ar-condicionado são utilizados com uma frequência muito maior, principalmente à noite.

Leia mais: Saiba como higienizar o ventilador de forma simples e eficaz

Na hora de dormir, esses eletrodomésticos ficam ligados durante a noite inteira quando a pessoa simplesmente adormece. Claro, pelo calor, é justo que esse método seja utilizado. No entanto, o uso excessivo do ventilador pode ser prejudicial para a saúde.

No momento do sono, é ideal que a temperatura do ambiente esteja entre 18 e 21 graus. Ainda que essa seja a média, existem pessoas que são um pouco mais tolerantes ao calor. Por isso, deixar o ventilador ligado parece sempre uma opção a se considerar, mas não significa que a temperatura do ambiente estará dentro do que é correto para o sono.

Um ventilador, seja de teto, de chão, perto da cama ou em cima de algum imóvel, é quase que um vício. Refrescar as pessoas é um dos objetivos, mas na verdade muita gente se concentra apenas no ruído, que é quase uma canção de ninar. Contudo, o som que relaxa e faz dormir pode ser um ponto negativo para muitas pessoas.

O ventilador ligado durante toda a noite pode causar estes 5 riscos

  1. Pode ser um grande causador de sinusite, asma e outras doenças respiratórias;
  2. O nariz fica ressecado, ocasionando dores de cabeça e congestão nasal;
  3. Quando as narinas estão mais secas, os germes podem entrar com facilidade no corpo;
  4. A movimentação do ar pode mover toda a poeira do ambiente, e também movimenta o pólen. Este é um fator de risco para quem é alérgico;
  5. O ar, com certa frequência, pode causar rigidez muscular, irritação nos olhos e deixar a garganta seca.

Além de ser prejudicial para a saúde, o ventilador ligado pode significar um alto consumo de energia, assim como o ar-condicionado que fica ligado por um bom tempo.

O ventilador pode ficar ligado durante a noite sob estas condições:

  • Estabeleça horários nos quais o ventilador ficará ligado e não deixe funcionando durante todo o dia;
  • Posicione o ventilador em um lugar com corrente de ar suave e deixe distante de uma pessoa quando estiver dormindo;
  • Deixe as lâminas do ventilador sempre limpas, pois isso é importante para evitar que a poeira se espalhe pelo local.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.