É sucesso que você quer? ESTA foi a técnica infalível usada por Bill Gates
Quem contou esta informação foi o especialista em psicologia Morgan Housel.
Bill Gates é, inegavelmente, um dos homens mais bem sucedidos da história contemporânea. O fundador da Microsoft teve muito sucesso com a empresa de tecnologia e em diversos outros investimentos que fez – e faz até hoje. Quer saber qual foi o segredo para o sucesso do bilionário?
Quem conta esta informação é o Morgan Housel, especialista em psicologia e autor de livros de autoajuda. É ele quem assina “A Psicologia Financeira” e “Same as Ever: A Guide to What Never Changes” (algo como “O mesmo de sempre: um guia para o que nunca muda”).
Segundo o especialista, em artigo publicado na CNBC, o segredo do sucesso de Bill Gates está no equilíbrio entre a saúde financeira e o fato de que tudo está em constante mudança.
Bill Gates tinha estratégia para se precaver
De acordo com Morgan Housel, Bill Gates sempre teve dinheiro em caixa suficiente para deixar sua empresa funcionando por 12 meses. Isso se deve ao fato de que as mudanças na tecnologia acontecem muito mais rapidamente do que em outras áreas. Por isso, é importante ter alguns mecanismos para se precaver.
Em 2007, por exemplo, o bilionário falou sobre isso.
“Sempre fiquei preocupado porque as pessoas que trabalhavam para mim eram mais velhas do que eu e tinham filhos. Sempre pensava: ‘E se não recebermos? Serei capaz de pagar a folha de pagamento?’”
Meio-termo entre otimismo e pessimismo é segredo para sucesso
O autor diz que Bill Gates é uma pessoa que é otimista a longo prazo, mas, para isso, também precisa ser pessimista a curto prazo. Para Housel, o segredo está em um meio-termo entre as duas coisas.
Segundo ele, os otimistas são muito confiantes de si mesmos e, portanto, acreditam que nada pode dar errado. Por outro lado, os pessimistas têm pouca confiança e veem problema em tudo. Então, um mundo ideal é equilibrar os dois sentimentos.
A conta é a seguinte: problemas podem aparecer a qualquer hora, mas isso não pode ser um impeditivo para agir. “Economize como um pessimista e invista como um otimista. Planeje como um pessimista e sonhe como um otimista”, resume Morgan.
Comentários estão fechados.