É verdade que estudantes com filhos têm mais tempo para finalizar cursos?
Senado aprova PL que prorroga prazos acadêmicos para estudantes que se tornam pais; proposta agora aguarda sanção presidencial.
No último dia 25 de outubro, o Senado aprovou um projeto de lei (PL) que visa facilitar a vida acadêmica de estudantes do ensino superior que se tornam pais. A proposta ainda necessita da sanção presidencial para entrar em vigor.
A medida possibilita a extensão dos prazos para conclusão de cursos e entrega de trabalhos para estudantes que vivenciam momentos como parto, adoção ou obtenção de guarda judicial para adoção. Esse projeto pretende, assim, incentivar a continuidade dos estudos para esse público.
O PL 1.741/2022, originado na Câmara dos Deputados e apresentado pela deputada Talíria Petrone do PSOL-RJ, contou com amplo apoio no Senado, assim como já havia sido apoiado na própria Câmara dos Deputados.
Imagem: reprodução
Aspectos do projeto de lei
O projeto propõe que os prazos acadêmicos sejam prorrogados, no mínimo, por 180 dias caso o estudante se torne pai ou mãe. Isso abrange a conclusão de disciplinas, entrega de trabalhos finais e realização de defesas. No entanto, não há um prazo máximo determinado.
Outras circunstâncias previstas na nova lei são:
- Pré-parto: a prorrogação também se aplica em casos de gravidez de risco ou se a pesquisa representar perigo à gestante ou ao bebê;
- Internação do filho: se o filho precisar de internação por mais de 30 dias, a prorrogação será, no mínimo, equivalente ao período hospitalar.
Aumento de prazos para bolsas de estudo
A medida amplia ainda os prazos das bolsas de estudo de doze meses, concedidas por agências de fomento. O prazo anterior de 120 dias foi ajustado para 180 dias.
Nos casos de filhos com deficiência, a extensão pode chegar a 360 dias.
Com essa proposta, o Senado busca proporcionar uma melhor conciliação entre a vida acadêmica e as responsabilidades parentais.
A expectativa é que a aprovação presidencial (sanção) ocorra em breve, garantindo mais tranquilidade aos estudantes que se tornam pais.
Comentários estão fechados.