Os efeitos da cor amarela nas pessoas segundo a Psicologia das Cores
Muitos empreendimentos utilizam a cor amarela para despertar a necessidade de atenção e também incentivar a animação.
A Psicologia das Cores é uma área das Ciências Humanas que estuda como as cores ao nosso redor afetam a nossa personalidade e humor. Afinal, não podemos esquecer que, antes de qualquer coisa, cor é sensação e por isso, ela nos influencia diretamente. Para entender melhor, selecionamos alguns dos principais efeitos da cor amarela no humor, confira.
Leia mais: Saiba o que as cores podem dizer sobre a sua personalidade
Como a cor amarela afeta nossa mente?
Todos nós sabemos que a cor amarela num sinal de trânsito significa atenção, e ela exercerá efeito parecido em diversas outras sinalizações do trânsito. Isso porque, a curto prazo, essa é uma cor quente e por isso se destaca entre as demais.
Dessa forma, podemos afirmar que o amarelo é uma cor chamativa, capaz de ativar um alerta em nosso cérebro. Mas não só isso, pois ela também pode representar calor, energia, felicidade e empolgação. Confira alguns dos seus significados.
Amarelo significa energia
Não é nada incomum encontramos o amarelo como protagonista em animações e decorações de festas e roupas infantis. No caso, além de ser uma cor chamativa que estimula a atenção, também funciona como uma cor que desperta energia. Até porque, não podemos nos esquecer que o sol, como o enxergamos, remete a essa cor.
Amarelo pode gerar inquietação
Lembra do alerta que o nosso cérebro ativa quando vemos a cor amarela? Então, vale lembrar que não apenas a Psicologia do Trânsito a usa para despertar certo senso de urgência em nós. Na verdade, é amplamente conhecido que grandes empresas usam o amarelo para inquietar os seus clientes.
Por exemplo, grande parte das redes de fast-food, a começar pela mais famosa, o McDonald’s, usa a cor amarela em seus restaurantes. No caso, a decisão veio após uma série de estudos comprovarem que o amarelo gera inquietação nas pessoas.
Desse modo, como a empresa desejava que os clientes comessem mais rapidamente para sair e dar lugar a outros, a tática foi o uso do amarelo. Contudo, são diversos os outros empreendimentos que usam o mesmo método por reconhecerem os efeitos do amarelo no humor das pessoas.
Comentários estão fechados.