Em apenas 5 horas, Rio de Janeiro registra 70% da chuva esperada para fevereiro
Na última terça-feira, a cidade carioca teve que lidar com muitas chuvas que causaram prejuízos para a população. Saiba mais ao longo do texto.
O Centro de Operações Rio (COR), por meio do Sistema Alerta Rio, informa que em menos de 24 horas, choveu 70% da chuva esperada para todo o mês de fevereiro, na cidade do Rio de Janeiro. As informações do registro tomaram como base as 33 estações do Sistema Alerta Rio. Em termos de comparação, no mês de fevereiro, foram registrados em média 120,4 milímetros em toda a cidade, entre os anos de 1997 e 2022. Já na última terça-feira, 7, em cinco horas, choveu 81,2 mm, o equivalente a 70% da chuva esperada para o mês inteiro. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o impacto das chuvas no Rio de Janeiro neste mês.
Muitos bairros sofreram com o temporal na cidade carioca
Ainda conforme dados analisados entre 1997 e 2022, os pluviômetros instalados nos bairros do Méier, São Cristóvão, Penha, Saúde e Laranjeiras, registraram chuva acima da média esperada para as respectivas estações em todo o mês.
O primeiro bairro teve 48,9% acima da média esperada, que é de 105,7 mm. No segundo, choveu 33,8% acima, com 135 mm contra 100,9 mm. Choveu 20,2% acima do esperado para o mês no bairro da Penha, o que significa que houve 122,8 mm enquanto a média é de 102,2 mm.
Na Saúde, o pluviômetro choveu 18,5% acima da média prevista para o mês, tendo sido 123,4 mm registrado, quando a média para a estação é de 104,1 mm. Já em Laranjeiras choveu 3,5% acima da média. Foram 108,8 mm registrados contra 105,1 mm.
Vale ressaltar que o Centro de Operações Rio (COR) informou que o município do Rio estava em Estágio de Alerta desde às 20h desta terça-feira, 7. Às 0h30h da madrugada desta quarta-feira, 8, retornou para o Estágio de Atenção. No entanto, uma hora depois seguiu para o Estágio de Mobilização.
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Ou seja, há a possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, para os próximos dias, há previsão de chuva fraca a moderada, em pontos isolados, a qualquer hora do dia, podendo vir em forma de pancadas de chuva isoladas e rápidas durante a tarde. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas seguirão estáveis com mínima de 20 °C e máxima de 32 °C. A cidade seguiu em Estágio de Normalidade na manhã da quinta-feira.
Impactos do temporal
Após as chuvas, 39 veículos parados nas ruas foram removidos pelos agentes da Ordem Pública e levados para locais com segurança, com o intuito de dar fluidez ao trânsito. Muitos buracos e crateras se abriram nas ruas da cidade, fazendo com que os veículos ficassem enguiçados ou caíssem nesses buracos.
Outro carro, com duas pessoas, foi retirado de uma cratera na Rua Aires Saldanha, no bairro de Copacabana. A equipe do Rio+Seguro amarrou o veículo ao da guarnição e o puxou para fora, evitando um acidente maior.
De acordo com o último comunicado do COR, publicado na manhã desta quinta-feira, 9, equipes da Prefeitura do Rio de Janeiro ainda trabalham em cinco ocorrências relacionadas às últimas chuvas.
Ainda há uma queda de árvore na Estrada da Boiúna, na Taquara; dois deslizamentos, sendo um na Rua Pedro Américo, no Catete; e outro na Rua Santa Luzia, no Centro; e duas quedas de árvores sobre fiação: uma na Rua Carlos Vasconcellos, na Tijuca; e outra na Rua Professor Aberlado Lobo, no Jardim Botânico.
No total, foram registrados 126 pontos com bolsão d’água e 20 com alagamentos. Todos já foram escoados.
Comentários estão fechados.