Comidas típicas do Chile – 8 pratos para você conhecer a culinária do país

O Chile é muito conhecidos por suas paisagens lindíssimas, mas também tem uma culinária típica extraordinária. Conheça os principais pratos chilenos que valem muito experimentar.

0

O Chile é um país de mais de 6.000 km de costa litorânea e recebe muitos turistas brasileiros por ter paisagens belíssimas, cheio de vales e montanhas. Entretanto, o país não atrai turistas só por sua paisagem, mas também por sua maravilhosa comida.

A culinária chilena traz muita variedade de referências europeias e asiáticas, com muitos frutos do mar por estar em contato com o mar, vegetais, e, também, diferentes tipos de carne, massas e sanduíches.

O interessante é que o Chile tem um clima característico e bem definido em parte do país, de forma que suas comidas se adequam a estação tornando-as comidas típicas de cada estação. Por exemplo, no verão é mais comum comidas mais suaves e no inverno comidas mais quentes como sopa e bastante caldo.

Então, em uma visita ao país é interessante fazer um roteiro para conhecer as diferentes cidades, monumentos e paisagens, mas também deve-se incluir no roteiro de viagens momentos para experimentar as comidas típicas do Chile que podem ser intrigante e muito boas.

Com isso, confira a lista de 8 comidas típicas do Chile para você experimentar.

Comidas típicas do Chile

1 Curanto

Curanto

O curanto é originário da Ilha de Chiloé. O curanto al hoyo pode parecer esquisito mas é como um churrasco subterrâneo, em que pedras quentes são colocada em um enorme buraco para cozinhar os ingredientes. Assim, sobre as pedras vão os frutos do mar, batatas, carnes, linguiça, frango e algas.

Além disso, todos os ingredientes são cobertos com folhas de nalca, uma planta característica do sul do Chile. Esse prato é feito para várias pessoas, por isso é mais comum em festivais e celebrações.

Entretanto, pode-se pedir em restaurantes, mas esses serão feitos em panelas para serem cozidos em porções menores.

2 Caldillo de Congrio

Caldillo de Congrio

O congrio rosa é um peixe típico no Chile que está presente em diversas receitas e é o mais famoso das cidades litorâneas da costa do país. O congrio é um peixe de carne branca e textura mais leve do que outros peixes, como o salmão.

Ele pode ser feito de diversas maneiras, como feito no azeite chileno e acompanhado por batatas e legumes.

Entretanto, é muito apreciado como caldillo de congrio. Esse prato é como um caldo de peixe, com um pedaço grande de congrio no meio. Porém, uma outra receita famosa é a versão do poeta Pablo Neruda, em que o caldo é feito com creme de leite e camarões incrementados na receita.

3 Empanada

Empanada

As empanada são comuns em toda a América Latina, mas no Chile ganharam um toque diferente, pois são quase sempre recheadas com frutos do mar e assadas.

Entretanto, pode ser encontrada com outros recheios, como a empanada de pino, recheada com carne, azeitona, ovo cozido e uva passa.

4 Lomo a lo Pobre

Lomo a lo Pobre

Esse é um dos pratos mas comuns no Chile, até por ser bem simplório e de rápido preparo. Os componentes são uma carne que pode variar entre as receitas, com carne de vaca, de porco, ou até salmão, batatas fritas, ovo frito com gema mole e cebolas fritas.

5 Pastel de Choclo

Pastel de Choclo

O pastel de choclo é parecido com uma receita comum aqui no Brasil, chamada escondidinho. Entretanto enquanto aqui no Brasil é feito com mandioca ou batata, lá é feito com milho.

Assim, a partir do milho, é feito um creme que funcionará como a massa que encobre um refogado de carne com ovos e azeitonas. O diferente dessa comida é o açúcar colocado por cima da preparação, de forma que se torna um prato agridoce.

6 Chupes

Chupes

Os chupes também parecem uma forma diferente do escondidinho brasileiro. Porém, sua massa é feita com pão ralado e em pequenos pedaços, com leite, cebola, batata e vários temperos. Além disso, outro diferencial é o recheio, feito com caranguejos ou outros frutos do mar.

7 Completo

Completo

Esse prato é uma espécie de fast food e o mais consumido no Chile. É como um cachorro quente, com pão, salsicha e tomate, mas tem um ingrediente especial: o abacate.

Ele é transformado em uma espécie de purê de abacate e funciona como o purê de batata colocado em cachorro quente no Brasil. É bem interessante!

8 Sopaipillas

Sopaipillas

As sopaipillas são petiscos fritos típicos do Chile. Sua massa é feita de abóbora, o que propicia sua cor laranja e a versatilidade do aperitivo. Somado a isso, na massa é acrescida a farinha de trigo, manteiga e temperos comuns.

Além disso, elas podem ser doces, servidas com um espécie de calda doce, ou salgadas, com tomates picados ou um molho apimentado.

Conheça também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.