Encceja 2023: inscrições para PPL estão abertas até o próximo dia 4 de agosto; veja como se inscrever

O Encceja PPL é focado exclusivamente em pessoas em privação de liberdade, e as inscrições para a edição deste ano já estão perto de se encerrar. Veja como participar.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) está com inscrições abertas até o próximo dia 4 de agosto. Os interessados devem realizar a inscrição com o responsável pedagógico.

É possível solicitar atendimento especial ou tratamento por nome social pelo Sistema Encceja PPL. O prazo também é válido para que as unidades socioeducativas que desejam aplicar o exame possam indicar as unidades que participarão. Assim, esse processo deve ser realizado por ofício, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados deverão enviar a documentação pelo e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2023″.

Como funcionará o Encceja 2023?

O exame, que acontece desde 2002, aplicará as provas nos dias 17 e 18, com quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo as seguintes áreas:

  • Ciências da natureza;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnológicas;
  • Redação;
  • Ciência humanas e suas tecnologias.

De acordo com o Inep, as provas têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A diferença é que elas acontecem dentro das unidades socioeducativas e prisionais indicadas pelos órgãos de administração.

O que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos?

O exame funciona como uma forma de conferir as competências, os saberes e as habilidades de pessoas que não completaram o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio na idade regular.

Essa modalidade, para PPL, é voltada para que pessoas que estão em privação de liberdade possam realizar o exame e conseguir os certificados de proficiência. Esse certificado fica a cargo da Secretaria de Educação do Estado em que o candidato se encontra.

Ainda há outra modalidade do Encceja para pessoas que moram fora do Brasil – e, também, para brasileiros que estão em situação de privação de liberdade fora do país. É possível realizar as provas com a parceria do Ministério das Relações Exteriores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.