Enem 2022: faltando seis meses para o exame, confira algumas dicas importantes

O exame ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro, sendo preciso estudar e se inscrever através da página do participante.

Faltam ainda seis meses para a realização do Enem 2022. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, sendo preciso estudar e se inscrever através da página do participante. A inscrição é prática, porém, alguns estudantes acabam cometendo erros que podem prejudicá-los no dia da prova.

Leia também: Plataforma de estudos “Cloe” vai ajudar na hora de estudar para o ENEM

Alguns candidatos, por terem direito à taxa de isenção, acreditam que já estão inscritos para realizar o exame, o que é algo grave. Isso porque mesmo adquirindo o recurso, o aluno precisa estar registrado, sendo dispensado apenas o pagamento do boleto.

Vale ressaltar que as alterações cadastrais e as inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de maio. Portanto, fique atento, pois após esta data, não será possível mudar quaisquer informações.

Além disso, um dos últimos passos para terminar a inscrição é o anexo de uma foto atual, contendo a imagem toda de seu rosto. É importante lembrar que não serão aceitas fotografias com bonés ou chapéus e com óculos escuros. A capacidade exigida pela plataforma é de até 2 MB, nos formatos JPG, JPEG ou PNG.

Taxa de inscrição e senha

Outro fator a ser lembrado é o pagamento referente à taxa de inscrição, sendo que o prazo se encerra no dia 27 deste mês para estudantes não isentos. Caso o pagamento não seja realizado, o aluno não conseguirá prestar o exame, mesmo já tendo preenchido todas as informações necessárias.

Sendo assim, não deixe para a última hora, seja organizado e pague com antecedência. Atualmente, o valor da taxa é de R$ 85,00 para os dois tipos de prova, seja ela impressa ou virtual. Os meios de pagamento neste ano são diversos, podendo ser realizado por boleto bancário, cartão de crédito (com R$ 2,54 de juros) e até mesmo por Pix.

Por fim, e não menos importante, ao final de sua inscrição, fique atento quanto à senha registrada no portal, visto que ela será necessária em todas as etapas do Enem, inclusive a checagem das notas. Caso esqueça, não se preocupe, pois há como recuperá-la. Porém, é recomendável anotá-la para não perder tempo e não causar prejuízos ao seu ano de vestibular.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More