Energia solar é a terceira maior fonte de energia no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a energia solar fica atrás apenas das hidrelétricas e da energia eólica.
A energia solar tornou-se a terceira maior fonte de energia do Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). De acordo com os dados, ela chegou a ultrapassar em potência as termelétricas e a energia a gás natural e biomassa. Atualmente, a energia solar fica atrás apenas das hidrelétricas e da energia eólica.
Leia mais: Deixar o carregador na tomada gasta energia?
A Absolar fez um mapeamento de energia solar, e constatou 16,4 gigawatts (GW) desse tipo de energia em grandes usinas e ainda em projetos menores, de produção própria.
Tratando-se de investimentos para o país, a energia solar já trouxe para o Brasil mais de R$ 86,2 bilhões, além de R$ 22,8 bilhões para os cofres públicos e 479,8 mil vagas de emprego. Esses números foram acumulados desde 2012, segundo a Absolar.
Para o meio ambiente, o aumento no uso de energia solar evitou a emissão de cerca de 23,6 milhões de CO2, segundo informações da associação. Além disso, segundo Carlos Dornellas, que é diretor da Absolar, o preço da eletricidade gerada pelas usinas solares pode ser dez vezes menor que das termelétricas fósseis emergenciais ou energia importada de outros países. Essas duas são as maiores responsáveis pelo aumento do valor da energia ao consumidor.
De acordo com Dornellas, “a fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”.
Já com o avanço da energia solar e da energia eólica, baterias de armazenamento de energia vem ganhando espaço ao redor do mundo, porém ainda não é algo tão comum no Brasil.
Comentários estão fechados.