Entenda mais sobre projeto de lei que visa a liberação do formato “homeschooling” no Brasil

O ensino a distância na modalidade homeschooling tem sido alvo de muita curiosidade e discussão atualmente no Brasil.

Muitos pais se questionam sobre a possibilidade de ensinar as crianças sem precisar sair de casa. Essa é uma pergunta que vem sendo feita por muitas famílias no Brasil há muito tempo. No entanto, desde 2018, o tema “homeschooling” tem recebido muita atenção. Isso porque foi aprovado um projeto de lei que poderia permitir a prática desse tipo de metodologia no Brasil. Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre como funcionaria o ensino homeschooling no país.

Leia mais: PEC que prevê mensalidades nas universidades públicas será votada

Projeto de lei sobre homeschooling foi aprovado na Câmara dos Deputados 

O homeschooling seria uma forma de garantir que crianças e adolescentes sejam educados em casa, seja pelos pais ou por meio de aulas particulares. Esse tema passou a ser alvo de atenção especial, quando a Câmara dos Deputados aprovou a redação de um projeto de lei que permitirá aos pais educar seus filhos em casa. A proposta modifica as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o homeschooling não seria permitido no País. A falta de regulamentação que assegure a qualidade do ensino ministrado “em casa” foi o motivo da proibição. No entanto, o tema continua a ganhar popularidade em todo território nacional.

Segundo especialistas, a frequência dos alunos em sala de aula é saudável e benéfica. Isso porque ela garante que o contato social seja estabelecido e permite que as pessoas interajam com a diversidade genuína da sociedade. Esse sentimento de pertencimento contribui para o desenvolvimento de uma pessoa.

Andamento do projeto homeschooling

Apesar de o texto que permite aos pais educarem seus filhos em casa já ter sido aprovado pela Câmara, ainda é necessário que ele seja submetido a votação no Senado e receba a aprovação do presidente.

É importante notar que os pais que desejam educar seus filhos em casa devem aderir a certos critérios. Será necessário passar por avaliações que verifiquem o aprendizado e uma variedade de outros critérios baseados em mudanças nas normas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More