O mercado de trabalho alemão está tão bom que está rolando ghosting de candidatos
Candidatos alemães não estão sendo persistentes até o fim do processo seletivo.
Mesmo que as empresas ocasionalmente rejeitem candidatos indesejáveis, os candidatos na maior economia da Europa começaram a praticar ghosting na contratação. De acordo com uma pesquisa feita com 400 recrutadores realizada em agosto pelo site Indeed, a maioria dos entrevistados afirma que os candidatos têm desistido de vagas de emprego.
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Em que momento o ghosting acontece?
Toda vez que um candidato desiste do processo seletivo após manifestar interesse na vaga, a empresa considera que houve o “ghosting”. Às vezes, um número considerável de profissionais chega a assinar o contrato, mas simplesmente não aparece para trabalhar.
Por que ocorre o ghosting de candidatos?
O chamado ghosting de candidatos ocorre durante um processo seletivo, na etapa de contratação para uma vaga, podendo se tornar um problema sério para a empresa. Mas por que será que os candidatos estão fazendo isso?
É possível listar alguns diferentes motivos, podendo variar pelo grande número de vagas existentes no mercado (permitindo mais opções ao candidato, que pode preferir outra oferta), até mesmo uma insatisfação com os benefícios e salário, concluindo que essa não é a vaga ideal para ele.
Um caso de ghosting com os alemães
Na Alemanha, os candidatos têm praticado ghosting justamente pelo tamanho da demanda de mercado. Os números ressaltam a grave escassez de mão de obra qualificada enfrentada pelas empresas alemãs em meio a uma população em rápido envelhecimento e mudanças comportamentais causadas pela pandemia.
Embora seja esperado que os candidatos interrompam o contato, 53% dos recrutadores disseram que se tornou comum não receber resposta após uma etapa de entrevista. Quase 15% disseram que foram ignorados mesmo depois de conseguir o emprego e 7% não compareceram no primeiro dia de trabalho.
O especialista em recrutamento da Indeed, Tim Verhoeven, disse que os candidatos muitas vezes são aceitos entre várias boas opções de empresas e não seguem todos os processos de inscrição de forma consistente até o fim, e por isso acabam desistindo de alguns deles depois.
O cartão de acesso alemão
O governo alemão anunciou alguns planos para lançar um chamado “cartão de oportunidades”. Esse cartão seria baseado no “green card” americano, tendo o objetivo de facilitar a entrada de estrangeiros na União Europeia (ainda que não tenham uma oferta de emprego).
Contudo, o ministro Hubertus Heil disse que haverá restrições e exigências. Em entrevistas à imprensa, ele afirmou que o número de cartões será restringido de acordo com as exigências estabelecidas pelo governo do país.
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