Entenda por que uma dieta vegetariana e vegana pode aumentar a longevidade
A redução do consumo de produtos de origem animal, minimizam grandes riscos de doença e por isso melhoram a sua saúde.
Muito tem sido discutido sobre os benefícios – para o mundo e os animais – de adotar uma dieta vegana e vegetariana. A saúde de quem opta por não consumir produtos de origem animal é diferenciada. Há estudos que mostram grandes vantagens na redução do consumo de certos alimentos. Um deles é uma maior longevidade.
Leia mais: Produto vegano da Nestlé deve chegar ainda em 2022
Esse fato é universal: não há dieta que prometa ou cumpra interromper o processo de envelhecimento, mas algumas mudanças no estilo de vida podem, de fato, nos ajudar a prolongar um pouco os nossos anos na Terra. Em geral, para que qualquer alimentação funcione, tudo vai depender do tipo de comida que você irá escolher consumir.
O que os estudos trazem sobre o assunto?
O fato é que a produção científica atual já mantém informações favoráveis. As dietas vegetarianas e veganas foram associadas, em pesquisas anteriores, a um menor risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças do coração e até a diabetes. Pesquisadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, realizaram um dos maiores estudos até hoje sobre a relação entre hábitos alimentares vegetarianos e mortalidade. Os resultados são inspiradores.
Risco de morte reduzido
De acordo com o estudo em questão, que foi até mesmo publicado na revista JAMA Internal Medicine, os pesquisadores descobriram que em um grupo de 70 mil participantes, os vegetarianos tinham um risco de mortalidade 12% menor do que os não vegetarianos. Isso se deu por causa dos altos níveis de gordura saturada e colesterol das demais pessoas, visto que eles têm o potencial de obstruir veias e artérias.
A carne vermelha tem sido sugerida como uma causa potencial das altas taxas de mortalidade.
3 benefícios da dieta vegana e vegetariana para a saúde
Dieta rica em nutrientes
Todos os nutrientes que são necessários ao corpo estão presentes em uma dieta vegana. Uma refeição desse tipo é mais do que uma simples salada. Os grãos integrais, frutas, legumes, nozes e sementes fornecem mais fibras, antioxidantes e compostos vegetais vantajosos.
Melhora o controle da pressão arterial
Estudos mostram também que os veganos e vegetarianos tendem a ter pressão arterial dentro da faixa normal porque consomem menos sódio, o que faz evitar os problemas como o derrame, por exemplo.
Maior controle do colesterol
Uma dieta nesses moldes elimina todas as fontes de colesterol da alimentação, o que por si só já ajuda a diminuir o risco de entupimentos de artérias que poderia resultar em um infarto do miocárdio.
Comentários estão fechados.