SEO expõe tática de entrevista de emprego: ‘teste do café’ e severas consequências ao falhar
Todas as suas atitudes e ações fazem parte da avaliação do processo seletivo.
O processo seletivo para ingressar em um novo emprego pode ser realizado de várias maneiras. Existem aquelas mais comuns que envolvem uma conversa com o responsável, provas teóricas e até mesmo dinâmicas em grupo.
Porém, a depender do cargo e da empresa, essa avaliação de novos funcionários pode acontecer de uma forma mais inusitada. Um exemplo é o segredo do teste com uso de café em entrevista de emprego. Saiba mais!
Fique atento(a) aos testes incomuns em entrevistas de emprego
A preparação para uma entrevista de emprego envolve não só os fatores intelectuais e de conhecimento da empresa em questão, como também o preparo para possíveis atividades de avaliação.
O candidato está em constante observação dos avaliadores, desde atividades simples, mas que demonstram um pouco da sua personalidade, ao desempenho em uma apresentação específica e algum trabalho em equipe. Um CEO destacou como funciona o teste-surpresa na entrevista de emprego para a sua empresa:
Como funciona o teste?
O CEO que compartilhou essa avaliação foi Trent Innes, que trabalha na empresa de software Comporo. De acordo com ele, o principal intuito da sua avaliação é perceber o nível de atitude do candidato.
Inicialmente, antes de qualquer pergunta ao candidato, ele o direciona para a copa, permitindo que ele escolha uma bebida de preferência. Após esse momento, o CEO inicia a entrevista estando presente o copo da bebida na sala. Ao final, ele avalia se o candidato se oferecerá para retornar com a louça para a copa.
O que esse teste aponta sobre os candidatos?
De acordo com Trent Innes, essa avaliação permite identificar o comportamento do funcionário além das suas habilidades curriculares e experiências anteriores. Isso porque, em muitos momentos em uma empresa, as atitudes dos funcionários têm um peso significativo para o bom funcionamento das atividades.
Outros responsáveis por avaliações de grandes empresas também utilizam outras estratégias como substituir um funcionário na recepção para identificar como o candidato se comporta e trata os demais funcionários.
Isso reflete que o processo de avaliação inicia ao primeiro contato com a empresa e todas as suas atitudes podem refletir na sua aprovação ou não.
Comentários estão fechados.