Esclerose múltipla – O que é, sintomas, diagnóstico, tratamento
Doença crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso. Vamos conhecê-la?
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica e de caráter autoimune que possui causas ainda desconhecidas, mas as consequências da inflamação podem levar a sintomas que podem ser leves ou graves.
O que é esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é caracterizada por lesões causadas em decorrência de inflamações no cérebro e na medula espinhal. O sistema imunológico da pessoa que possui esclerose múltipla ataca a bainha de mielina que recobre as extremidades dos nervos.
A bainha de mielina é responsável pela comunicação entre o cérebro, a medula espinhal e o restante do corpo, sem ela ocorrem falhas nessa comunicação, que causam os sintomas da esclerose múltipla.
Sintomas da esclerose múltipla
Os sintomas da esclerose múltipla podem variar entre os pacientes de acordo com a intensidade e o local onde ocorrem as inflamações do sistema nervoso.
Os principais sintomas são:
- Fadiga
- Perda de visão
- Falta de equilíbrio
- Perda de coordenação motora
- Sensação de peso nos membros
- Mudanças na sensibilidade da pele
- Transtornos cognitivos
- Distúrbios emocionais
- Problemas urológicos e intestinais
- Alteração de libido
Diagnóstico da esclerose múltipla
O diagnóstico da esclerose múltipla deve ser feito por um médico neurologista através do histórico clínico e exames neurológicos, de urina, hemogramas e ressonância magnética. Em alguns casos também pode ser feito uma análise do líquido cefalorraquidiano.
O diagnóstico pode ser demorado já que em muitos casos os sintomas aparecem e desaparecem em intervalos que podem ser curtos ou levar meses. Sendo assim, alguns pacientes tendem a não levar os sintomas a sério e demorar para procurar atendimento médico.
Tratamento de esclerose múltipla
Os tratamentos de esclerose múltipla são feitos através de medicações que reduzem a atividade inflamatória e os surtos da doença. Além disso, é importante tratar as intercorrências causadas pela esclerose múltipla, como os problemas urológicos que podem surgir e ser graves.
Com a diminuição de crises e melhora da fadiga, os portadores de esclerose múltipla podem ter maior qualidade de vida e levar uma vida normal.
Também estão sendo usados medicamentos imunossupressores para manter o sistema imunológico funcionando corretamente e evitar doenças oportunistas durante as crises de esclerose múltipla.
Durante os surtos, podem ser administrados medicamentos corticoides para obter controle mais rápido da situação.
A recomendação de doses e posologia dos medicamentos usados para tratar a esclerose múltipla deve ser feita sempre pelo médico neurologista que acompanha o paciente.
A esclerose múltipla tem cura?
A esclerose múltipla é uma doença crônica, portanto, não tem cura. Mas ela pode ser tratada e controlada para diminuir as ocorrências de crises.
Por isso é importante que o diagnóstico seja feito assim que os sintomas começarem, para que seja iniciado o tratamento e o paciente possa levar uma vida com maior qualidade.
Famosos com esclerose múltipla
A esclerose múltipla tratada corretamente permite que o paciente leve uma vida normal. Existem muitos famosos que são portadores dessa doença, veja abaixo alguns deles:
Claudia Rodrigues: a atriz foi diagnosticada em 2006 e desde então trava uma luta contra a doença que se apresentou de forma grave.
Ana Beatriz Nogueira: a atriz foi diagnosticada em 2009 enquanto vivia um personagem de uma novela em horário nobre na tv.
Jack Osbourne: filho do roqueiro Ozzy Osbourne percebeu um ponto preto em sua visão enquanto conversava com um atendente de posto de gasolina. Ele foi diagnosticado com esclerose múltipla três dias depois.
Selma Blair: a atriz americana foi diagnosticada depois de anos negligenciando os sintomas da doença.
Jamie-Lynn Sigler: atriz que participou da série Família Soprano descobriu que possui esclerose múltipla quando estava grávida do seu primeiro filho.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.