Neurônios

Os neurônios são células condutoras de impulsos elétricos que fazem parte do sistema nervoso.

Os neurônios são células que transmitem impulsos nervosos e fazem parte do sistema nervoso central. Eles representam uma pequena, porém muito importante, parte desse sistema.

Por muito tempo pensava-se que os neurônios eram formados apenas durante o desenvolvimento embrionário.

No entanto, essas células promotoras de impulsos nervosos são produzidas durante toda a vida dos animais num processo chamado de neurogênese. Os neurônios são repostos à medida que os antigos perdem as suas funções.

Função dos neurônios

Os neurônios são células especializadas em transmitir sinais elétricos e químicos para todo o corpo, ou seja, a função dos neurônios é processar e conduzir informações.

Essas células são as responsáveis por propagar os impulsos nervosos por todo o corpo, fazendo a ligação do sistema nervoso central com todo o restante do corpo que irá expressar cada estímulo.

Estrutura dos neurônios

Os neurônios são células nucleadas e possuem organelas, mas têm formato diferente e cada parte possui uma função específica. Eles possuem corpo celular, dendritos e axônio.

Corpo celular

O corpo celular é o local onde estão localizados o núcleo, o citoplasma e as organelas. Portanto, é nesse local onde ocorrem todas as reações metabólicas da célula.

Dendritos

Os dendritos são vários prolongamentos celulares curtos que partem do corpo celular, eles recebem os estímulos provenientes dos neurônios que estão próximos.

Axônio

O axônio é o prolongamento celular mais longo que também parte do corpo celular. Geralmente, cada neurônio possui apenas um axônio.

Ele é o responsável por conduzir os sinais elétricos e transmitir, por meio das sinapses, as informações para os neurônios que estão em volta dele.

O axônio é envolvido por uma película chamada de bainha de mielina que é composta por células gliais que ficam ao redor do axônio e podem ser tanto do tipo oligodendrócitos quanto células de Schwann.

Tipos de neurônios

Os bilhões de tipos de neurônios existentes no corpo dos animais podem ser classificados quanto a sua forma ou função.

Classificação quanto à forma:

  • Neurônios multipolares: são os neurônios mais comuns, eles possuem muitos dendritos e um axônio.
  • Neurônios bipolares: possuem dois prolongamentos, um é o axônio e o outro pode se ramificar para formar dendritos.
  • Neurônios unipolares: têm apenas um prolongamento, o axônio.
Tipos de neurônios
Tipos de neurônios

Classificação quanto à função:

  • Neurônios sensitivos: recebem estímulos que vêm do meio interno e externo ao corpo e transmitem ao sistema nervoso central.
  • Neurônios motores: recebem as informações que o sistema nervoso central transmite e leva até os músculos e glândulas de todo o corpo.
  • Neurônios integradores: conectam os neurônios no sistema nervoso central e interpretam os estímulos sensoriais recebidos.

Quantos neurônios temos?

Existem pelo menos 86 bilhões de neurônios no cérebro, mas eles representam apenas 10% do sistema nervoso.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More