Estames
Continue lendo para conhecer as estruturas que produzem os grãos de pólen das flores.
Os estames possuem três partes denominadas: antera, conectivo e filete.
As anteras são as estruturas que ficam na parte superior do estame, possui formato globuloso e contém os microsporângios que produzem os grãos de pólen.
O conectivo corresponde à pequena estrutura que conecta a antera ao filete, que, por sua vez, é uma haste que liga a antera ao receptáculo da flor.
Antera
Na maioria das vezes, as anteras são compostas por quatro microsporângios, por isso, recebem o nome tetrasporângios. No entanto, elas também podem ser unisporangiadas, bisporangiadas, octosporangiadas, multisporangiadas.
As anteras possuem tecas, onde ficam os sacos polínicos com as células-mãe dos esporos. Essas células-mãe passam por meiose e dão origem aos esporos, que se multiplicam por mitose formando assim os grãos de pólen.
Quando os grãos de pólen estão completamente formados, as anteras abrem fendas por onde eles são liberados para o exterior.
Os tipos de aberturas das anteras podem variar muito entre as espécies e, por isso, elas são importantes ferramentas taxonômicas.
Conectivo
O conectivo é um tecido que está localizado entre a antera e o filete. Ele pode se expandir e formar apêndices que separam os esporângios.
Filetes
Os filetes são hastes flexíveis que podem estar unidos entre si, formando um único tubo, ou livres formando vários estames separados.
Eles podem ser classificados como monoadelfos quando estão unidos em um único grupo, diadelfos quando estão unidos em dois grupos e poliadelfos quando estão unidos em mais de dois grupos ou livres.
Veja também:
- Reprodução das plantas – Veja como se dá esse processo na natureza
- Floresta ombrófila mista ou Mata de Araucárias
- 11 Flores mais exóticas do mundo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.