ESTAS são as operadoras que mais protegem os dados dos clientes – será que a sua é uma delas?
O relatório "Quem Defende Seus Dados?" analisou como as prestadoras de internet fixa e móvel brasileiras atuam na proteção de dados dos clientes. Veja quais foram as mais bem avaliadas!
A InternetLab revelou, em sua sétima edição do relatório “Quem Defende Seus Dados?“, uma análise minuciosa das práticas de privacidade e proteção de dados das empresas que oferecem serviços de internet no Brasil.
Nesse estudo anual, a TIM e a Oi se destacaram como as operadoras que mais priorizam a segurança dos dados de seus clientes.
A aplicação foi inspirada no projeto norte-americano “Who Has Your Back?”, liderado pela Electronic Frontier Foundation (EFF), uma ONG pioneira na defesa dos direitos digitais.
O relatório “Quem Defende Seus Dados?” empregou uma metodologia própria, levando em consideração a realidade social e jurídica brasileira.
O estudo
O foco dessa edição recaiu sobre o ano de 2022, e as empresas foram submetidas a uma avaliação criteriosa com base em seis critérios distintos.
O tratamento de dados nas conexões fixas e móveis da TIM, Vivo, Oi e Brisanet, bem como nas redes móveis da Claro e Algar, além do serviço fixo da Claro-NET, foram analisados nos mínimos detalhes.
O relatório avaliou as seguintes categorias:
-
Informações relativas às políticas de proteção de dados;
-
Protocolos adotados para fornecer dados em investigações;
-
Atuação em defesa dos usuários perante o Judiciário;
-
Postura pública pró-privacidade;
-
Relatórios de transparência e impacto na proteção de dados;
-
Notificação ao usuário em caso de incidentes.
Além disso, a avaliação considerou a conformidade com a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Marco Civil da Internet, bem como as melhores práticas internacionais em termos de privacidade.
Os resultados anunciados pelo InternetLab foram baseados em documentos, ações e posicionamentos registrados entre junho de 2021 e outubro de 2022.
“Para essa avaliação, examinamos contratos de serviço, relatórios de sustentabilidade e outros documentos disponíveis nos sites das empresas até 14/10/2022”, afirmou a InternetLab, que também complementou sua pesquisa com informações veiculadas na imprensa e mídia especializada.
Ranking final
As operadoras que lideraram a avaliação foram a Oi e a TIM, obtendo as maiores pontuações nas categorias “Informações sobre a política de proteção de dados”, “Protocolos de entrega de dados para investigação”, “Defesa dos usuários no Judiciário” e “Postura pública pró-privacidade”.
A Claro e Claro-NET ficaram logo atrás, perdendo pontos na categoria “Postura pública pró-privacidade”, enquanto a Vivo seguiu, com perdas na categoria “Informações sobre a política de proteção de dados”.
Na última posição, encontram-se a Brisanet e a Algar (rede fixa), mostrando margem para melhorias em suas políticas de proteção de dados, de acordo com o relatório.
Comentários estão fechados.