Estas são as tendências de tecnologia que deverão pautar os próximos anos
Pessoas estão mais preocupadas com impactos ao meio ambiente. Este deve ser o fator que mais refletirá nos produtos dos próximos anos.
Quando se para para observar, fica fácil comparar e traçar um perfil de como a tecnologia tem avançado até aqui. Termos como “big data”, “inteligência artificial” e “metaverso” têm se tornado cada vez mais comuns e é possível que sejam parte do dia a dia da maioria da população em breve. Embora não seja possível prever o futuro, é possível ter uma noção de quais serão as tendências da tecnologia para os próximos anos.
Leia mais: Tecnologia Meta: inteligência artificial escreve artigos acadêmicos e TCCs
Rastro de Carbono
Segundo publicação do site Fast Company, reduzir o “carbon footprint” – ou “rastro de carbono”, em tradução livre” – é uma das tendências da tecnologia para os próximos anos. Esta “taxa” calcula a emissão de carbono equivalente emitida na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa ou governo.
Muitas companhias já estão começando a investir em tecnologia que possa diminuir a quantidade de carbono emitida. Uma delas é a Intel, que tem trabalhado em uma tela que possui um Detector de Presença Humana (HPD, em Inglês).
O sistema funciona da seguinte forma: quando uma pessoa desvia o olhar, a tela apaga e só retorna seu brilho quando a pessoa volta a focar no dispositivo.
Algumas empresas também têm se preocupado em aumentar a longevidade de seus produtos. A ideia é que sejam objetos que possam ser consertados mais facilmente, para que as pessoas prefiram isso ao invés do descarte completo. Com isso, reduzem também o rastro de carbono
Responsabilidade ambiental
Ainda batendo nesta tecla, a Fast Company apontou que os consumidores estão se preocupando cada vez mais com questões ambientais. Desta forma, esperam que as empresas onde compram faça o mesmo.
Clientes esperam que as empresas tenham responsabilidade com sustentabilidade e busquem alternativas para que não agridam o meio ambiente. A pauta é ainda mais latente em gerações mais jovens.
Metaverso é a principal tendência de tecnologia para próximos anos
O Metaverso já virou uma pauta recorrente em rodas de conversa, memes e já aparece até mesmo nas novelas da Globo. Apesar de ser algo amplamente discutido, ainda não é completamente compreendido pela população. Isso porque, para falar a verdade, é algo que ainda não existe. Portanto, seu conceito é completamente abstrato.
Podemos falar, então, que o Metaverso é uma promessa que está muito próxima de ser cumprida. Ele será um mundo digital onde as pessoas estarão totalmente imersas, interagindo com objetos e fazendo compras com o auxílio de realidade aumentada e outros recursos digitais.
Para que este “digimundo” se torne, de fato, uma realidade da vida das pessoas, a tecnologia precisa alcançar e abraçar esse conceito. Ou seja, hardware, software, nuvem e até mesmo as conexões de rede precisarão rodar todas as camadas do Metaverso com perfeição, em tempo real e sem delay.
Este local novo não surgirá da noite para o dia. Ainda podem levar alguns anos. Entretanto, a nossa tecnologia já presta estar preparada para ele.
Comentários estão fechados.