317 cidades do Rio Grande do Sul tem situação de emergência decretada

O reconhecimento da situação de emergência pelo estado permite que os municípios recebam ajuda humanitária.

O estado do Rio Grande do Sul tem 317 municípios em situação de emergência por causa da estiagem. Essa situação persiste desde dezembro de 2022 e segundo dados mais recentes da Defesa Civil do Estado, o número vem crescendo. A estiagem é um fenômeno climático que ocorre quando há uma redução significativa na quantidade de chuva em determinada região por um período prolongado. Isso pode levar à escassez de água, o que pode afetar seriamente o meio ambiente, a agricultura e a vida humana.

Situação de emergência decretada

O reconhecimento da situação de emergência pelo Estado permite que os municípios recebam ajuda humanitária, enquanto que com a chancela da União as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca.

Além disso, o reconhecimento da situação de emergência possibilita também que os produtores rurais acionem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Na safra passada, ciclo 2021/22, 426 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, enquanto 417 obtiveram reconhecimento da situação de emergência diretamente pela União.

Para minimizar os impactos da estiagem, muitas comunidades e governos implementam medidas de conservação de água, como a restrição do uso de água, a interrupção de incêndios e o uso de técnicas de irrigação mais eficientes na agricultura.

Além disso, é importante conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e a adoção de hábitos de consumo de água.

No entanto, apesar dos esforços para minimizar os efeitos da estiagem, o aumento da temperatura global e as mudanças climáticas podem tornar o fenômeno ainda mais comum e grave no futuro.

Por isso, é importante adotar medidas para mitigar as emissões de gases do efeito estufa e reduzir os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

Entenda o Proagro

O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) é um programa do Governo Federal brasileiro que oferece agricultura para agricultores que possuem financiamentos de custeio da produção agrícola seguros em instituições financeiras credenciadas.

O objetivo do Proagro é proteger os proprietários contra perdas financeiras decorrentes de eventos climáticos adversos, como secas, geadas, chuvas excessivas e outras intempéries que podem afetar a produção e gerar prejuízos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.