Exercícios de intensidade estão ligados ao controle de atenção em adolescentes
Este estudo foi realizado especialmente com garotas de 15 a 18 anos que praticavam com exercícios com frequência.
Recentemente, foi lançado um novo estudo que apontava o efeito de exercícios físicos vigorosos em adolescentes mulheres. Os resultados dos testes realizados com garotas de 15 a 18 anos mostraram que alguns exercícios podem melhorar o controle da atenção. Este controle está associado às situações nas quais estamos distraídos e nas quais acabamos por agir por impulsividade.
Pesquisa sobre atenção com garotas adolescentes
O estudo sobre o efeito do exercício em jovens foi realizado por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A líder da pesquisa, a professora Dominika Pindus, diz que:
“O controle atencional é um aspecto do controle inibitório. Podemos pensar no controle inibitório como a nossa capacidade de controlar a atenção quando distraídos e a nossa capacidade de controlar agindo por impulso”.
A professora do departamento de saúde comunitária complementou ainda que “estudos descobriram que o controle inibitório está relacionado a um melhor desempenho acadêmico”. Estudos anteriores já demonstraram que pessoas que exibem um maior controle inibitório conseguem lidar melhor com o financeiro, a saúde e exibem até mesmo uma menor chance de cometer um crime.
Para esta pesquisa, a equipe de Pindus utilizou dados de um estudo controlado com estudantes do ensino médio em New South Wales, na Austrália. Os dados serviram para avaliar as diferenças de sexo na relação entre atividade física e cognição.
Nas informações, estavam inclusos volume e intensidade diária de exercícios, registrados por aparelhos de pulso durante sete dias. O aparelho media mudanças de aceleração, que indica um sinal contínuo de movimento.
Resultados do levantamento
Como resultado da análise dos dados, os pesquisadores perceberam que as estudantes que apresentavam maiores níveis de intensidade nos exercícios, conseguiam manter os maiores níveis de atenção em testes cognitivos. Além disso, elas se distraiam menos e conseguiam focar nas informações dadas.
Por outro lado, aquelas participantes que tinham um menor nível de intensidade física durante os exercícios levavam mais tempo para responder aos testes e ainda mostraram uma menor precisão para responder atividades que exibiam informações que as distraíssem, indicando então um problema de foco.
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