Lista de exercícios sobre a Guerra de Secessão
Confira os exercícios sobre a Guerra de Secessão que selecionamos para você!
A Guerra de Secessão, também chamada de Guerra Civil Americana, ocorreu nos Estados Unidos entre os anos de 1861 e 1865, provocando grande destruição e milhares de mortes.
Veja a seguir os exercícios sobre a Guerra de Secessão que selecionamos para você!
Exercícios sobre a Guerra de Secessão
a) A região Norte se caracterizava por uma economia eminentemente agrícola, sustentada pelo trabalho escravo. Já a região Sul era composta por uma classe média urbana, marcada pelo avanço industrial e pelo trabalho livre assalariado.
b) A região Norte era composta por uma classe média urbana, marcada pelo avanço industrial, pelo trabalho livre assalariado e pela forte atuação dos sindicatos. Já a região Sul, se caracterizava por uma economia eminentemente agrícola, sustentada pelo trabalho escravo.
c) A região Norte era composta por uma classe média urbana, marcada pelo avanço industrial e pelo trabalho livre assalariado. Já a região Sul, se caracterizava por uma economia eminentemente agrícola, sustentada pelo trabalho escravo.
d) A região Norte era composta por uma classe média urbana, marcada pelo avanço industrial e pelo trabalho livre assalariado. Já a região Sul, se caracterizava por uma economia eminentemente agrícola, voltada para a plantação da cana-de-açúcar e sustentada pelo trabalho escravo.
a) A principal causa para a eclosão da Guerra de Secessão foi a divergência entre os estados do Norte e os do Sul a respeito da liberação da exportação dos produtos agrícolas.
b) A principal causa para a eclosão da Guerra de Secessão foi a divergência entre os estados do Norte e os do Sul a respeito da libertação dos escravos.
c) A principal causa para a eclosão da Guerra de Secessão foi a divergência entre os estados do Norte e os do Sul a respeito da adoção da força de trabalho feminina nas lavouras e indústrias.
d) A principal causa para a eclosão da Guerra de Secessão foi a divergência entre os estados do Norte e os do Sul a respeito da adoção da força de trabalho dos asiáticos, que migravam para o país.
a) União / Estados Confederados da América.
b) Confederação da América / Estados Sulinos.
c) Confederação da América / Estados Confederados da América.
d) União / Estados Sulinos.
I – os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um presidente contrário à expansão desse sistema.
II – a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul.
III – os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista.
IV – divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.
a) Porque a região Norte possuía um exército com mais armamentos.
b) Porque a região Norte contava com o apoio do governo federal.
c) Porque a região Norte era mais industrializada.
d) Porque a região Norte possuía indústrias voltadas unicamente para a produção de armamentos.
a) Por meio do alistamento da população seguido por uma quantia em dinheiro.
b) Por meio do convencimento da população através dos meios de comunicação.
c) Através do alistamento da população.
d) Através do recrutamento forçado da população.
a) A vitória de Abraham Lincoln nas eleições e a separação dos estados do Sul.
b) A vitória de Abraham Lincoln nas eleições e a separação dos estados do Norte.
c) A abolição da escravidão e a separação dos estados do Sul.
d) A vitória de Abraham Lincoln nas eleições e a abolição da escravidão.
Assinale a alternativa que apresenta essas mudanças.
a) A abolição da escravidão e a afirmação do modelo capitalista de inspiração nortista em todo o país.
b) A manutenção da escravidão e a disseminação do modelo de agricultura monocultora sulista para toda a nação.
c) A conquista do México e a ampliação da escravidão em direção aos territórios recém-conquistados.
d) A vitória do Sul industrial diante do Norte rural e sua separação permanente da União.
e) A conciliação entre Norte e Sul e a manutenção da escravidão em ambas as regiões.
a) A região Sul, que contava com uma economia industrial.
b) A região Norte, que tinha uma economia voltada para o trabalho escravo.
c) A região Sul, que tinha uma economia voltada para o trabalho escravo.
d) A região Norte, que contava com uma economia industrial.
Gabarito
1- C
2- B
3- A
4- E
5- B
6- C
7- D
8- A
9- A
10- D
Clique aqui e baixe os exercícios sobre a Guerra de Secessão em PDF.
Saiba mais em:
- Listas de questões de História para imprimir – Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Lista de exercícios sobre a Crise de 1929
- Lista de exercícios sobre o ataque de 11 de setembro
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.