Lista de exercícios sobre Getúlio Vargas
Confira os exercícios sobre Getúlio Vargas que selecionamos para você!
Sabemos que Getúlio Vargas (1882-1954) foi um dos políticos mais conhecidos do Brasil. Ascendeu ao poder pela primeira vez em 1930, ficando até 1945.
Em 1951, ele retornou ao posto presidencial por meio do voto popular e ocupou o cargo até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou com um tiro no coração.
Sendo assim, selecionamos alguns exercícios sobre Getúlio Vargas para você medir seus conhecimentos sobre esse político brasileiro que promoveu grandes mudanças no cenário nacional.
Exercícios Getúlio Vargas
a) A Revolução do Café com Leite.
b) A Revolução de 1930.
c) O golpe do Estado Novo.
d) A Intentona Comunista.
a) Interrupção da Constituição de 1891; fechamento do Senado e Congresso; deposição dos deputados federais; criação do Ministério da Educação e Saúde e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
b) Interrupção da Constituição de 1822; fechamento do Senado e Congresso; deposição dos governadores de províncias; criação do Ministério da Educação e Saúde e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
c) Interrupção da Constituição de 1822; fechamento do Senado e Congresso; deposição dos deputados federais; criação do Ministério da Educação e Saúde e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
d) Interrupção da Constituição de 1891; fechamento do Senado e Congresso; deposição dos governadores de províncias; criação do Ministério da Educação e Saúde e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
a) Os principais objetivos da Revolução de 1932 eram a formação de uma Assembleia Constituinte e a realização de eleições presidenciais.
b) Os principais objetivos da Revolução de 1932 eram a formação de um exército nacional e mais investimentos na educação.
c) Os principais objetivos da Revolução de 1932 eram a elaboração de uma Constituição e o retorno da monarquia.
d) Os principais objetivos da Revolução de 1932 eram a elaboração de uma Constituição e mais investimento na saúde e educação.
a) Jornada de trabalho de doze horas; descanso semanal obrigatório; permissão do trabalho infantil; estabelecimento do voto secreto e direito; inclusão do voto feminino; estatização dos recursos hídricos e minerais; obrigatoriedade do serviço militar e do ensino universitário e gratuito.
b) Jornada de trabalho de oito horas; descanso semanal obrigatório; proibição do trabalho infantil; estabelecimento do voto secreto, direito e eletrônico; inclusão do voto feminino; estatização dos recursos hídricos e minerais; obrigatoriedade do serviço militar e do ensino primário e gratuito.
c) Jornada de trabalho de oito horas; descanso semanal obrigatório; proibição do trabalho infantil; estabelecimento do voto secreto e direito; inclusão do voto feminino; estatização dos recursos hídricos e minerais; obrigatoriedade do serviço militar e do ensino primário e gratuito.
d) Jornada de trabalho de oito horas; descanso semanal obrigatório; proibição do trabalho infantil; estabelecimento do voto secreto e direito; exclusão do voto feminino; privatização dos recursos hídricos e minerais; obrigatoriedade do serviço militar e do ensino primário e gratuito.
a) Ação Nacional do Brasil (ANB) e Aliança de Luta (AL).
b) Ação Brasileira Conservadora (ABC) e Aliança dos Partidos de Esquerda (APE).
c) Ação Nacional Brasileira (ANB) e Aliança Integralista Libertadora (AIL).
d) Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
a) instituir a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esvaziando a pauta de reivindicações da luta sindical.
b) decretar o estado de sítio e reprimir violentamente os movimentos de esquerda, acelerando o processo que culminaria no Estado Novo.
c) proibir qualquer tipo de organização operária, transformando o Ministério do Trabalho em substituto dos sindicatos.
d) legalizar os partidos de esquerda e permitir sua participação em eleições, inibindo as ações armadas comunistas.
a) O Plano Cohen foi uma articulação criada pelos apoiadores de Vargas, que alegaram que os comunistas estavam organizando o assassinato de vários políticos para conseguir tomar o poder. Tempos depois descobriu-se que o objetivo da criação desse Plano era manter Vargas no posto presidencial.
b) O Plano Cohen foi um plano criado pelos comunistas que visava o assassinato de vários políticos para conseguir tomar o poder.
c) O Plano Cohen foi uma articulação criada pelos opositores de Vargas, que alegaram que os apoiadores do então presidente estavam organizando o assassinato de vários políticos para conseguir tomar o poder.
d) O Plano Cohen foi um documento divulgado pelos apoiadores de Vargas, que afirmava que os comunistas estavam organizando o assassinato de vários políticos para conseguir tomar o poder. Tempos depois descobriu-se que esse plano de fato teria se cumprido se não fosse a reação do então presidente.
O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava:
a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.
a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às ideias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembleias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.
d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.
e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.
a) Criar uma imagem positiva de Getúlio Vargas e censurar os meios de comunicação.
b) Criar uma imagem positiva de Getúlio Vargas e dar liberdade para que os meios de comunicação divulgassem as informações que desejassem.
c) Criar uma imagem positiva do comunismo, ideologia defendida por Vargas e censurar os meios de comunicação.
d) Criar uma imagem positiva de Getúlio Vargas, censurar os meios de comunicação e contribuir na elaboração do novo hino nacional.
Gabarito
1- B
2- D
3- A
4- C
5- D
6- B
7- A
8- A
9- C
10- A
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Exercícios sobre Getúlio Vargas
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