Lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado
Confira a lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado que selecionamos para você!
Sabemos que o Primeiro Reinado foi o período da história do Brasil marcado pela independência do país, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1822.
O Brasil, durante essa fase, abandonou definitivamente a condição de colônia para se transformar em uma monarquia, a única da América Latina.
Sendo assim, confira a lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado que a equipe do Escola Educação selecionou para você!
Lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado
a) Período regencial.
b) Período colonial.
c) Período imperial.
d) Período republicano.
a) com a abdicação de Dom Pedro I, em 7 de abril de 1832.
b) com a abdicação de Dom João VI, em 7 de abril de 1831.
c) com a abdicação de Dom Pedro II, em 7 de abril de 1831.
d) com a abdicação de Dom Pedro I, em 7 de abril de 1831.
a) planejar o golpe republicano.
b) planejar a abolição dos escravos.
c) elaborar uma nova Constituição.
d) elaborar um plano para tornar o país uma colônia novamente.
a) Partido Brasileiro, que propunha o fortalecimento do poder do imperador, e o Partido Português, que defendia uma monarquia constitucional.
b) Partido Conservador, que defendia uma monarquia constitucional, e o Partido Liberal, que propunha o fortalecimento da República.
c) Partido Brasileiro, que defendia uma monarquia constitucional, e o Partido Português, que propunha o fortalecimento do poder do imperador.
d) Partido Brasileiro, que defendia uma monarquia constitucional, e o Partido Português, que propunha o fortalecimento do poder do imperador.
a) 1821.
b) 1822.
c) 1823.
d) 1824.
“Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já somos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (… )”. Ulysses de Carvalho Brandão. A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924.
O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a:
a) extinção do Poder Legislativo pela Constituição de 1824 e sua substituição pelo Poder Moderador.
b) mudança do sistema eleitoral na Constituição de 1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que só era possível aos portugueses.
c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao Imperador.
d) liberalização do sistema de mão de obra nas disposições constitucionais, por pressão do grupo português, que já não detinha o controle das grandes fazendas e da produção de açúcar.
e) restrição às vantagens do comércio do açúcar pelo reforço do monopólio português e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.
a) Executivo, legislativo, judiciário e moderador.
b) Imperial, legislativo, judiciário e ditador.
c) Executivo, legislativo, judiciário e controlador.
d) Imperial, legislativo, judiciário e moderador.
a) Catolicismo foi adotado como a religião oficial do Estado; implementação dos poderes: legislativo, executivo e judiciário; Rio de Janeiro se torna a capital do império; manutenção da escravidão; características liberais e absolutistas.
b) Catolicismo foi adotado como a religião oficial do Estado; implementação dos poderes: legislativo, executivo e judiciário; Brasília se torna a capital do império; manutenção da escravidão; características liberais e absolutistas.
c) Catolicismo foi adotado como a religião oficial do Estado; implementação dos poderes: legislativo, executivo e judiciário; Rio de Janeiro se torna a capital do império; abolição da escravidão; características liberais e absolutistas.
d) Protestantismo foi adotado como a religião oficial do Estado; implementação dos poderes: legislativo, executivo e judiciário; Rio de Janeiro se torna a capital do império; manutenção da escravidão; características liberais e de esquerda.
a) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembleia Constituinte.
b) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.
c) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.
d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade “Colunas do Trono” que apoiavam Dom Pedro I.
e) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para alojá-la no Brasil.
a) Governo descentralizado; sistema escravocrata; manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; abdicação de Dom Pedro I.
b) Governo centralizado; sistema escravocrata; manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; abdicação de Dom Pedro I.
c) Governo centralizado; sistema escravocrata; manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; abdicação de Dom Pedro II.
d) Governo centralizado; abolição da escravocrata; manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; abdicação de Dom Pedro I.
Gabarito
1 — B
2 — D
3 — C
4 — D
5 — D
6 — C
7 — A
8 — A
9 — C
10 — B
Clique aqui e baixe a lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado em PDF
Veja mais em:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.