Existe obrigação para usar o 13º salário do INSS?

Confira se você está incorrendo no risco de perder o valor disponível caso não realize o saque.

Neste ano, os segurados do INSS terão direito ao pagamento antecipado do 13º salário. Na semana passada, o governo federal já liberou os pagamentos aos aposentados e pensionistas do Instituto o abono de natal, junto com o valor do mês corrente. Porém, muitas pessoas não sabem se existe um período de saque para esse valor. Ou seja, você sabe se é obrigado ou não a usar o 13º da folha de pagamento? Confira agora!

Leia mais: Veja como é possível consultar o saldo online da sua conta do INSS

13º salário do INSS

Então, fique atento se você é aposentado ou pensionista do INSS, pois a primeira parcela do 13º já foi liberada. O valor equivale a 50% da renda regular do beneficiário, que a Previdência Social transfere diretamente para a conta mencionada no ato da inscrição.

O pagamento é baseado no número final do benefício e contempla dois calendários distintos, sendo um para quem recebe um salário mínimo e outro para quem recebe mais de um salário mínimo.

É verdade que existe um prazo máximo de retirada do 13º salário?

Na verdade, a resposta é que para quem não quiser usar o benefício agora, basta deixar o valor retido na fonte em uma conta bancária. Ao contrário de outros abonos, como Auxílio Brasil ou FGTS, o INSS não tem prazo máximo de saque para o 13º salário.

Portanto, você não precisa sacar seu dinheiro se não desejar. Ou seja, o valor pode ser deixado em uma conta poupança sem nenhum movimento. Logo, você não vai perder esse dinheiro de forma alguma. Essa pode ser uma ótima estratégia para quem prefere não utilizar a metade do seu décimo terceiro nesse exato momento, assim pode optar por esperar a segunda parcela chegar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More