“Fato ou Boato” é o nome da ferramenta relançada pelo TSE no WhatsApp
Para utilizar a ferramenta, basta enviar o assunto ou o link que tem relação ao processo eleitoral para realizar alguma pesquisa.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez o relançamento no começo do mês de setembro do serviço chamado “FATO OU BOATO”, que tem como objetivo reforçar o combate à desinformação no período em que estamos, com a proximidade das eleições 2022. O assistente virtual do TSE já havia sido lançado em 2020 em uma parceria pioneira que foi feita com o WhatsApp, e acabou sendo renovado para uso neste ano.
Leia mais: Quais são os direitos trabalhistas de quem trabalha nas eleições?
Aproximadamente meio milhão de pessoas já realizaram suas inscrições e também podem estar pesquisando alguns termos na conta oficial do TSE. Isso acaba facilitando a consulta de informações sobre o processo eleitoral no nosso país que já foram verificadas por algumas agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral, como, por exemplo, a Agência Lupa, Aos Fatos, o projeto Comprova e também o Estadão Verifica.
Para utilizar a ferramenta, basta enviar o assunto ou o link que tem relação ao processo eleitoral para realizar alguma pesquisa. A Inteligência Artificial do programa irá fazer uma busca e trazer os conteúdos que já foram conferidos sobre o tema pesquisado.
Caso o conteúdo que você solicitou ainda não tenha nenhuma correspondência com informações verificadas, ele vai ser encaminhado para um grupo de pessoas que checam as informações e fatos. No momento em que o conteúdo estiver disponível, você irá receber a notificação com a resposta e saberá se trata-se de uma informação real ou fake news.
Para utilizar a ferramenta disponibilizada pelo TSE, só é necessário enviar um “OI” para o número (61) 99637-1078 no WhatsApp. Essa ferramenta foi feita de forma gratuita pela empresa INFOBIP, que é um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo de mensagens.
Para estas eleições, a Câmara dos Deputados e também o TSE firmaram uma parceria para tentar combater as notícias falsas e tentar adotar alguma medida para desestimular a disseminação de fake news nas redes. A iniciativa também visa denunciar as condutas ilegais em algumas campanhas eleitorais, como enviar em massa mensagens de propaganda política que violam a legislação.
Essa parceria também tem como regra defender a integridade do processo eleitoral e a confiabilidade no sistema eletrônico de votação, bem como a divulgação dos conteúdos oficiais do TSE.
Além disso, desde o mês de setembro de 2019, a Câmara utiliza uma ferramenta para checagem dos fatos que são relacionados às atividades no Congresso, que recebeu o nome de Comprove, e também tem sua funcionalidade diretamente dentro do WhatsApp.
Comentários estão fechados.