Fibras alimentares

Será que você come fibras o suficiente?


O que são fibras? As fibras alimentares são partes comestíveis das plantas que não são afetadas pela ação das enzimas digestivas humanas, assim passam praticamente ilesas pelo nosso intestino.

Elas têm diferentes propriedades que causam efeitos fisiológicos diferentes em cada organismo. As fibras alimentares podem ser solúveis ou não solúveis em água:

  • Solúveis: pectinas, gomas
  • Insolúveis: celulose, pectinas complexas, maioria das hemiceluloses e lignina

As fibras solúveis aumentam a viscosidade das fezes, enquanto as insolúveis aumentam o volume do bolo fecal. A presença de fibras pode reduzir o tempo que as fezes ficam no intestino e tornar a eliminação mais fácil, ou seja, elas regulam o funcionamento intestinal.

Dietas ricas em fibras estão sendo usadas para prevenção e tratamento de doença diverticular do cólon, redução do risco de câncer, melhora dos níveis de diabetes e obesidade.

Alimentos como os cereais possuem grande quantidade de fibras alimentares, sendo encontradas em maior quantidade nos produtos integrais já que os refinados retiram a camada mais externa do grão, onde geralmente está a maior parte das fibras.

É importante ressaltar que as fibras só farão bem ao organismo se o seu consumo for associado com a ingestão adequada de água. Como elas não são digeridas, a água se faz necessária para eliminação, podendo causar constipação intestinal se houver mais fibras que água disponível.

Probióticos

Probióticos são as partes dos alimentos que não são digeridos por enzimas digestivas e estimulam/favorecem o crescimento e atividade metabólica de uma ou mais bactérias benéficas do cólon.

As fibras são alimentos probióticos capazes de favorecerem essas bactérias e proporcionar, por exemplo, a síntese de vitaminas e ácido fólico. O recomendado de ingestão diária de fibras alimentares gira em torno de 25 gramas para um adulto.

Alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis

  • Fibras solúveis: aveia, soja, lentilha, mandioca, beterraba, ervilha, cenoura, maçã, frutas cítricas
  • Fibras insolúveis: farelo de trigo, pão integral, cascas de frutas, cereais inteiros, feijão, milho, verduras folhosas, abóbora

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More