Filogenia

Continue lendo para conhecer o que é a filogenia.

A filogenia é uma ferramenta usada pela sistemática para contar a história evolutiva das espécies desde os ancestrais até os dias atuais.

Ela começou a ser usada em 1966 através dos estudos de Willi Hennig e os princípios da teoria da evolução darwiniana.

Determinar os descendentes e elaborar cladogramas é de extrema importância para a classificação dos seres vivos.

Cladística

A filogenia conta a história genealógica de uma espécie, mostrando suas relações hipotéticas com ancestrais e descendentes.

A cladística é o ramo da biologia que reconstrói as filogenias, ou seja, a história evolutiva das espécies.

Os estudos morfológicos, dos modos de comportamento e dos componentes moleculares são a base para o desenvolvimento cladístico.

Além da descrição da espécie, é fundamental conhecer características genéticas, fisiológicas, ecológicas e evolutivas para que o resultado da filogenia seja cada vez mais fiel à realidade.

Cladograma

O cladograma é uma forma de representar as relações evolutivas através de um diagrama composto por raiz, ramos, nós, terminais.

Na raiz é representado o grupo ou espécie ancestral; os nós são os pontos de ramificações dos ramos, ou seja, representam onde ocorreu um evento evolutivo.

Os ramos são linhas que representam um ou mais grupos que adquiriram a característica evolutiva do nó de onde ela partiu. Os grupos dos seres vivos são representados pelas partes terminais dos cladogramas.

Filogenia - Cladograma
Filogenia – Cladograma

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More