Como cuidar de girassol

Confira como plantar e como cuidar de girassol para que nasçam flores lindas!

O girassol é uma planta muito conhecida por suas belas inflorescências amarelas que acompanham o movimento do Sol ao longo do dia.

Eles só florescem no verão e são cultivados como plantas ornamentais em vasos, jardins ou em grandes lavouras com fins lucrativos para vender as sementes que servem como alimentação para muitas aves.

Como cultivar girassol
Como cuidar de girassol

Os girassóis são plantas de fácil cultivo, alegram e levam muita cor para jardins. Vamos aprender alguns cuidados essenciais para ter girassóis lindos?

Onde plantar girassol?

O girassol pode ser plantado diretamente no solo ou em vasos, dependendo do local onde você pretende cultivar sua planta.

Para plantar em vasos, o ideal é que você escolha mudas menores ou de girassóis anões. Os vasos precisam ser de médio a grandes e ter no mínimo 35 cm de largura.

Se você tiver espaço e for plantar no solo, opte pelas plantas maiores e escolha um local rico em matéria orgânica, com solo profundo e bem drenado.

As raízes dos girassóis são longas e se ficarem imersas em água podem apodrecer, fazendo com que a planta não sobreviva.

Lembre-se que o girassol precisa receber luz solar o dia todo, por isso, seja em vasos ou no solo escolha um local ensolarado para colocá-lo.

Como plantar girassol?

A primeira coisa a ser fazer é arrumar mudas ou sementes de girassol. Com as mudas o plantio é mais simples, basta arrumar o solo onde ela será colocada, cavar um pequeno buraco que acomode bem as raízes, colocar a muda e cobrir com terra até que ela esteja sustentada.

Se você tem sementes, primeiro, coloque-as em um papel-toalha um pouco umedecido, depois em um saco plástico e espere dois dias para que as sementes germinem.

Depois, cave um pequeno buraco de 2 a 4 cm de profundidade e acomode a semente germinada, cubra com um pouco de terra e regue. Lembre-se de deixar pelo menos 30 cm entre uma semente e outra.

Como cultivar girassol
Como plantar girassol

Como cuidar de girassol

Mesmo sendo uma planta resistente e de fácil cultivo, o girassol precisa de alguns cuidados para crescer e florescer. Veja agora como cuidar de girassol:

Iluminação

O girassol precisa de, no mínimo, 4 horas de Sol por dia — preferencialmente, pela manhã, mas é recomendado que ele esteja em um local ensolarado o dia todo.

Irrigação

O solo do girassol precisa ficar úmido, mas não encharcado. As regas precisam de mais frequência quando a planta está jovem, isto é, quando mais desenvolvida, a irrigação pode ser com menos frequência.

Pragas

Sempre retire plantas e ervas daninhas que surgirem próximas ao girassol. Se os pássaros forem atrás das sementes, cubra o solo com uma rede para dificultar o acesso às sementes.

Podas

Se houver pouco espaço entre as plantas, sempre retire o girassol mais fraco para dar espaço para os mais saudáveis se desenvolverem.

Fertilização

O girassol precisa de um solo rico em matéria orgânica, e o girassol gigante necessita de fertilização extra, com fertilizantes ricos em nitrogênio e de liberação lenta.

Temperatura

O girassol tolera bem as temperaturas mais elevadas até 33 °C. Temperaturas muito baixas, ventos e tempestades podem danificar a planta.

Crescimento

O tamanho do girassol é muito variável, pode ser que ele fique muito grande e necessite de escoras para se sustentar e não quebrar o caule.

Como cultivar girassol
Imagem de girassol

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More